quant
Fique ligado

Santo Tirso

Santo Tirso desafia a caminhar e a pedalar na Semana da Mobilidade

Avatar

Publicado

em

Publicidade

“Caminhar e pedalar em segurança” é o mote da Semana Europeia da Mobilidade. Em Santo Tirso, o Município associa-se à iniciativa com o slogan “Uma cidade para todos” e promove várias iniciativas que pretendem incentivar a mobilidade sustentável. As atividades decorrem entre 16 e 22 deste mês.

Ir para o trabalho de bicicleta, caminhar para redescobrir a cidade, visitar as obras ao ar livre que compõe o Museu Internacional de Escultura Contemporânea, atividades com trotinetes, skates e BMX e o dia sem carros são algumas das iniciativas que a Câmara de Santo Tirso tem preparadas, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

Todos os dias, entre 16 e 22 de setembro, “teremos pelo menos uma iniciativa que visa chamar a atenção para a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade”, explica o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa.

Neste contexto, e tendo em conta a diretiva comunitária relacionada com a qualidade do ar das cidades e os crescentes problemas relacionados com a utilização do automóvel particular, aponta ainda o autarca, esta semana surge como “uma oportunidade” da população usufruir de uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável.

DIA SEM CARROS

Um dos pontos altos irá decorrer a 21 de setembro, sábado. Para assinalar o Dia Sem Carros, várias artérias da cidade irão estar cortadas ao trânsito automóvel, entre as 8h00 e as 20h00, nomeadamente o Largo Coronel Baptista Coelho, a Rua Sousa Trepa, Praça Conde S. Bento, Rua Joaquim Pires de Lima e Praça Camilo Castelo Branco.

Em alternativa, as ruas serão preenchidas por peões, bicicletas, trotinetes, BMX e skates. De acordo com o programa para este dia, pelas 9h30 irá ser organizada uma caminhada que proporcionará aos participantes redescobrir a cidade, num ambiente mais saudável e agradável.

No espaço público, nomeadamente na Rua Sousa Trepa, existirão ainda duas aulas, uma de Kempo e outra de Karaté, às 9h30 e 10h30, respetivamente. Entre as 10h00 e as 17h00, a Câmara de Santo Tirso irá, também, disponibilizar experiências de trotinetes, com o objetivo de encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o crescimento sustentável. A estação estará localizada no Largo Coronel Baptista Coelho. Já na Praça Camilo Castelo Branco, entre as 15h00 e as 16h30, serão desenvolvidas atividades relacionadas com o skate e a BMX e na Praça 25 de Abril, entre as 14h30 e as 17h30, irá decorrer o Torneio de Atletismo de Rua.

O Dia Sem Carros contempla ainda uma visita organizada a diversas obras ao ar livre do Museu Internacional de Escultura, com recurso às Pedala, o sistema partilhado de bicicletas de Santo Tirso, entre as 15h00 e as 16h30.

As comemorações da Semana Europeia da Mobilidade iniciam-se segunda-feira, dia 16, e pretendem envolver toda a comunidade. Entre as iniciativas, estão ainda previstas aulas de cycling, oficinas e ações de sensibilização junto das escolas.

Anúncio

O programa completo está disponível em www.cm-stirso.pt. Todas as atividades são gratuitas.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...