quant
Fique ligado

Santo Tirso

Santo Tirso cria Comissão para apoiar idosos e dependentes

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Seis de março foi oficialmente o primeiro dia de atividade da Comissão Municipal de Apoio a Idosos e a Pessoas Dependentes de Santo Tirso.

Autarquia, Instituto de Segurança Social, Centro Hospitalar do Médio Ave, Agrupamento de Centros de Saúde Santo Tirso/Trofa, GNR, PSP, Polícia Municipal, Instituições Particulares de Solidariedade Social, juntas de freguesia e idosos tirsenses tomaram posse nos Paços do Concelho. O objetivo, adiantou Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, é “acompanhar e sinalizar situações ligadas às pessoas mais velhas, que estão isoladas, promover melhorias nas suas casas para que se mantenham lá enquanto for possível, sinalizar situações de eventual violência e de não acompanhamento”. Esta comissão vem juntar-se aos “outros instrumentos que já existem, como o Conselho Local de Ação Social (CLAS), juntas de freguesia, IPSS, o Plano Municipal de Saúde, o Fundo de Emergência Social ou o SOS Casa, para a sinalização” destes casos. “Quatro a cinco por cento” da população idosa do concelho poderá necessitar de apoio desta natureza, estima a autarquia.
O trabalho da Comissão, em diversas vertentes, será direcionado a idosos com mais de 65 anos e a adultos, com mais de 18, em situação de dependência, de forma a atenuar o isolamento, solidão, marginalização ou maus-tratos.
Cabe ao Núcleo Operacional fazer a sinalização dos idosos e/ou adultos, sendo também da sua responsabilidade o desenvolvimento de ações de prevenção, diagnóstico e planeamento, em articulação com o Conselho Local de Ação Social.
“Ao longo do tempo, fomos verificando que havia algumas situações de isolamento de idosos, problemas de doença prolongada ou insuficiência de meios financeiros para acudir a algumas necessidades básicas, que nos levaram a concluir que esta comissão seria o instrumento ideal e adequado para resolver esses problemas”, frisou Joaquim Couto.
O autarca sugeriu ainda um trabalho em rede entre as diferentes entidades envolvidas para a obtenção de “resultados mais eficazes e rápidos”.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...