quant
Fique ligado

Santo Tirso

Santo Tirso aprova voto de louvor a Maria Avelina Ferraz

Avelina Ferraz é, também, Embaixadora da Paz pela Federação das Mulheres pela Paz Mundial, tendo sido distinguida, em 2020, com o Prémio Mujeres Poetas Internacional.

Publicado

em

Publicidade


A Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou hoje, em reunião pública do Executivo, a atribuição de um Voto de Louvor e Reconhecimento a Maria Avelina Ferraz, pelo trabalho desenvolvido na promoção da cultura e da literatura em língua portuguesa.

Natural de Santo Tirso, Maria Avelina Ferraz fundou, em 2006, o Grupo de Comunicação Novembro, que se dedica à promoção, em Portugal e nos países lusófonos, da literatura e da Cultura, por via da realização de inúmeras atividades e ações, com um foco na promoção da defesa dos direitos humanos e do planeta.

Para além da edição de livros e documentários, com distribuição nacional e nos países lusófonos, o grupo liderado por Avelina Ferraz tem vindo a realizar eventos de grande relevância social e cultural, de dimensão nacional e internacional, dos quais se destacam o “Concelho de Estado”, nos Arcos de Valdevez, o “Escritaria”, em Penafiel, ou o “Plast&Cine”, entre outros.

Em 2013, o grupo fundado por Avelina Ferraz estabeleceu uma parceria com a “Green Cross International”, uma organização ambiental criada por Mikhail Gorbachev, antigo presidente da União Soviética, que foi homenageado, nos Arcos de Valdevez, no âmbito da iniciativa “Concelho de Estado”, pelo seu papel no fim da Guerra Fria e pela mudança geopolítica ocorrida no final do século XX.

Maria Avelina Ferraz é ainda curadora do Prémio Maria Barroso – Jornalismo ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento, bem como do Prémio Literário Germano Silva e do Prémio Literário Guerra Junqueiro, atribuído, em 2022, a Xanana Gusmão, antigo presidente de Timor-Leste, que visitou Santo Tirso, no âmbito da iniciativa “Fábrica do Livro”, poucos dias após ter recebido a distinção.

Avelina Ferraz é, também, Embaixadora da Paz pela Federação das Mulheres pela Paz Mundial, tendo sido distinguida, em 2020, com o Prémio Mujeres Poetas Internacional.

Mais recentemente, em 2022, foi galardoada com o Troféu Novos Horizontes 2022, atribuído pelo jornal Audiência, que distingue personalidades com uma vida profissional dedicada à cultura e à intervenção cívica na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Publicidade
Continuar a ler...

Santo Tirso

Garcia Garcia patrocina floresta nativa em Santo Tirso

Durante os próximos quatro anos será promovida a floresta nativa num hectare no Monte Padrão, em Santo Tirso.

Publicado

em

Publicidade


Durante os próximos quatro anos será promovida a floresta nativa num hectare no Monte Padrão, em Santo Tirso. Este é o resultado do apoio dado pela empresa de construção Garcia Garcia, que se torna assim no mais recente mecenas HECTARE do FUTURO, um projeto coliderado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto e pela Área Metropolitana do Porto (AMP), que já plantou mais de 130 mil árvores autóctones na Área Metropolitana do Porto.

O programa de mecenato HECTARE do projeto FUTURO “é um investimento cem por cento dedicado à gestão operacional, à monitorização e reabilitação de áreas intervencionadas nas ações de rearborização”, salienta Eduardo Cardoso, docente e investigador da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e coordenador do CRE.Porto.

Em fevereiro, 66 colaboradores da Garcia e Garcia participaram ativamente no adensamento da área FUTURO no Monte Padrão com a plantação de árvores e arbustos como o carvalho-alvarinho, a zelha, o azevinho, a gilbardeira, o lentisco, a murta e o folhado. A ação de plantação foi organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, o CRE.Porto e contou com a colaboração da Associação dos Silvicultores do Vale do Ave e da sua equipa de Sapadores Florestais. Com este contributo direto e empenhado no terreno, o mecenas Garcia Garcia assinalou o compromisso realizado que se mantém nos próximos quatro anos.

Este apoio viabilizará a manutenção da área, mas também a promoção da biodiversidade que alberga, para, efetivamente, se estabelecer uma mancha nativa e promover um habitat que dá abrigo à fauna autóctone e desperta a flora característica da região”, reforça Eduardo Cardoso.

O HECTARE é um programa de mecenato realizado no âmbito do projeto FUTURO, promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), coliderado pela Universidade Católica no Porto e pela Área Metropolitana do Porto (AMP). As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.

Continuar a ler...

lifestyle

Podcast: Prazeres Interrompidos (episódio 55)

Ouça, enquanto toma café, e conheça este livro sugerido por Octávio Nuno.

Publicado

em

Publicidade

O Jornal do Ave, em parceria com o tirsense Octávio Nuno, dá a conhecer o podcast “Prazeres Interrompidos”, um projeto de promoção da leitura para todos os públicos.

Neste episódio, são apresentados “Paradoxes of Power” e “Waiting for Hitler”, de Stephen Kotkin.

Outras ligações para Prazeres Interrompidos
https://prazeresinterrompidos-1.start.page

Podcast Prazeres Interrompidos

“Livros como gelados e amores de verão / Em cada episódio, uma aventura. / Aperte o cinto, e deixe que a brisa do mar lhe tolde os sentidos”. São estas as frases que, para Octávio Nuno, mais bem contextualizam o podcast que criou em julho de 2022.

Ávido leitor desde criança, Octávio Nuno apanhou o gosto influenciado pelo avô, que “tinha alguns livros lá em casa”.

“Quero pensar que o meu podcast não é sobre livros. Que é, antes, sobre a vida, porque os autores escrevem, afinal, sobre o que é isto de existir. Por isso, falo sobre o amor, o desamor, o sofrimento e o desencontro, a felicidade e as paixões… ou seja, no fundo, é a vida num minuto”, descreve, sem deixar de revelar que o desejo maior é “dar aos outros um pouco” do seu “amor pelos livros”.

Publicidade

Um minuto é o tempo que, em média, dura um episódio de “Prazeres Interrompidos”, caracterizado por um texto temperado com “uma pitada de humor e ironia”.

Continuar a ler...

Pode ler também...