quant
Fique ligado

Santo Tirso

Santo Tirso acolhe exposição de camélias

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Concurso, exposições, poesia e visitas guiadas são algumas das surpresas que prevista para a XI Exposição de Camélias de Santo Tirso. Uma iniciativa que espera milhares de pessoas, levada a cabo pela autarquia e que inicia no dia 27 de fevereiro, na Fábrica de Santo Thyrso.

É já a partir de 23 de janeiro que as camélias vão dar as boas vindas a Santo Tirso, através dos comerciantes que foram “desafiados” a decorar as montras com a conhecida “flor de inverno”

Pela primeira vez na Fábrica de Santo Thyrso, a XI Exposição de Camélias vai abrir, no dia 27 de fevereiro, a mostra de arranjos florais a toda a comunidade, esperando a participação de várias instituições, entre as quais Lar Familiar da Tranquilidade, Universidade Sénior, Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento, Cruz Vermelha, Casa Sol Nascente, CAID, Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso, ARVA, Aves Solidária. No mesmo dia, às 15.30 horas, realiza-se um concurso de escrita poética. Esta é uma iniciativa que já está a decorrer nas escolas do concelho de Santo Tirso, contando com a participação dos alunos do 10.º e 9.º anos das escolas Secundária D. Dinis, Tomaz Pelayo, EB 2/3 de S. Martinho, Escola Secundária D. Afonso Henriques, Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento, Escola Profissional Cidenai e Instituto Nun’Alvres. Os três melhores poemas recebem um prémio.

No sábado, 28 de fevereiro, a Câmara Municipal vai promover um passeio comentado à Quinta do Casal. Esta é uma das novidades desta edição, uma “oportunidade única que visa sensibilizar o público geral e muitos colecionadores e curiosos desta área para as camélias, enquanto produto cultural e sua associação ao património local”. Os interessados deverão fazer marcação prévia através do Posto de Turismo de Santo Tirso ou pelo telefone 252 830 411. A visita é guiada e limitada a um máximo de 24 pessoas, para as quais será disponibilizado um mini-autocarro com saída às 9.30 horas do parque junto ao Posto de Turismo.

Já no domingo, último dia de exposição, o programa contempla um mercado de camélias, com a venda de flores e produtos associados, tais como licores e doçaria.

Paralelamente é ainda promovida uma exposição de desenhos do mestre José Rodrigues e poemas de António Oliveira, sobre a camélia. “A Palavra e os Sentidos” estará patente na Biblioteca Municipal, entre 27 de fevereiro e 13 de março. Ainda na biblioteca vão decorrer dois workshops. O primeiro, “Aroma de Camélias”, realiza-se no dia 27 de fevereiro, às 15 horas, e tem a população sénior como público alvo. O segundo, com o mesmo nome, decorre no dia 28 de fevereiro, mas é destinado a crianças maiores de seis anos. A exposição tem entrada gratuita.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...