quant
Fique ligado

Notícias

Santo Tirso acolhe 1.º Congresso Internacional de Artesanato do país

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Santo Tirso vai receber o primeiro Congresso Internacional de Artesanato do país, com a presença de figuras nacionais e internacionais e mais de 60 artesãos, dos mais conceituados do país. O evento realiza-se a partir de sexta-feira, 5 de outubro, na Fábrica de Santo Thyrso, com palestras, feira de artesanato, exposição e concertos.

As irmãs Flores, artesãs de bonecos de Estremoz, os conceituados ceramistas José Teixeira e Maria Carvalho, ou o conhecido artesão de instrumentos Alfredo Machado são alguns dos convidados. A ideia passa por juntar no mesmo espaço artesãos, colecionadores, diretores de museus e responsáveis da área e debater os problemas e o futuro do artesanato.
Durante três dias vão ser discutidos temas como “O Património Cultural Imaterial”, “O Comércio do Artesanato”, “O Artesanato Além–Fronteiras”, ou “O Futuro do Artesanato”.
“Teremos várias mesas redondas, com nomes de referência internacional nesta área. Desde as irmãs Flores, ao presidente do Salão Internacional de Santeiros em Arles (França) e jornalista da televisão France 3, Philippe Brochier, até ao músico e compositor Rao Kyao”, explica Delfim Machado, um dos elementos da “Amigos da Eira”, entidade responsável pelo evento, que conta com o apoio da Câmara de Santo Tirso.
Ainda de acordo com a organização, participarão nesta iniciativa “alguns dos mais notáveis especialistas” na temática do artesanato, não só de Portugal, como de Espanha, França e Moçambique.
A par do congresso, que arranca na sexta-feira, às 11 horas, a iniciativa envolve uma feira de artesanato, com a presença de mais de 60 artesãos “a trabalhar ao vivo”, que decorre sexta-feira e sábado, entre as 15 e as 24 horas, e domingo, entre as 14.30 e as 19 horas, também na Fábrica de Santo Thyrso. Podem ser apreciados trabalhos em rendas de bilros, cerâmica ou instrumentos musicais.
Paralelamente, o Congresso Internacional de Artesanato contará ainda com concertos: dia 5, sexta-feira, pelas 22 horas atuarão “As Cantadeiras do Vale do Neiva”; dia 6, pelas 22 horas tocará a Orquestra de Ocarinas de Barcelos; e no dia 7, pelas 17.30 horas, será a vez da Orquestra Artave e o Coro CCM.
O programa completo poderá ser consultado emwww.congressoartesanato.pt.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...