quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Roteiro da Juventude passou pela PASEC

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O Roteiro da Juventude, levado a cabo pela secretaria de Estado do Desporto e Juventude, tem percorrido todo o país e esta segunda-feira, 27 de março, passou por Vila Nova de Famalicão. O secretário de Estado, João Paulo Rebelo, esteve na PASEC – Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais – e ficou “maravilhado”.

A PASEC foi a primeira paragem do secretário de Estado no dia dedicado ao distrito de Braga. Uma “boa forma de começar” o Roteiro da Juventude, que procura “uma efetivação de aproximação ao movimento associativo juvenil”, clarificou João Paulo Rebelo. “Já tinha algumas notas do que era o trabalho desta associação, mas uma coisa é ler num papel, outra é chegar aqui e ver in loco o que é o trabalho destes jovens”, acrescentou.
Uma visita guiada pelas instalações da Casa das Ideias e uma conversa com os jovens da PASEC foram o suficiente para deixar o secretário de Estado “maravilhado”.
João Paulo Rebelo levou um bom exemplo e trouxe uma boa notícia. Este ano, “o IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) vai cumprir o pagamento da primeira tranche do financiamento às associações juvenis em abril, que é o que determina a lei e que, infelizmente, nos últimos anos não costumava acontecer”, avançou o secretário de Estado. João Paulo Rebelo frisou ainda que, em 2017, foi possível “crescer um bocadinho o apoio ao associativismo juvenil”, mas não quis especificar o valor do aumento. “No terreno, o que as associações me dizem é que, mais do que o valor, importa a altura em que recebem, porque também têm os seus compromissos e responsabilidades”, afirmou o governante.
O Roteiro da Juventude procura, “além de adequar políticas, valorizar as associações”, elucidou o secretário de Estado. Uma ideia que a presidente da PASEC, Susana Paiva, também defende, já que considerou a visita “imensamente importante para dar a conhecer o trabalho da associação”. “No município já é sobejamente conhecido, mas em termos nacionais nem tanto”, complementou.
Sofia Fernandes, vereadora da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, acompanhou o secretário de Estado na visita à associação famalicense, considerando que os jovens da PASEC “sabem onde estão as carências e necessidades e, por isso, têm feito um trabalho exemplar junto da comunidade”. “Desde a exclusão social ao abandono escolar, todos os projetos têm sido muito bem-sucedidos e são muitos os casos de sucesso”, finalizou a vereadora.

Mas o que faz afinal a PASEC?

Através da dança, do teatro ou do desporto, o objetivo é trabalhar jovens e adultos para amenizar a exclusão social e o abandono escolar e manter nos seniores a vivacidade.
São vários os projetos levados a cabo por uma equipa de “cerca de dez pessoas”, que conta com “um grupo vasto de animadores” voluntários. Pedro Inocêncio tem 17 anos e descobriu a PASEC há dois, através de um concurso na sua antiga escola. “Gostei muito do que vivi e continuei a envolver-me cada vez mais. Trabalho com os mais novos e os mais velhos, a PASEC tem tudo o que eu procuro”, disse ao Jornal do Ave o jovem, garantindo que, enquanto lhe for possível, vai permanecer na associação.
A associação tem no terreno diversos projetos: PASEC Advantage é dedicado às pessoas com necessidades educativas especiais, PASEC in Group está ligado à promoção do protagonismo juvenil, PASEC GEO promove o desporto inclusivo, no Eurobairro trabalham a inclusão de comunidades em especial risco de exclusão, combatendo a iliteracia e a marginalidade em contexto de complexos de habitação social, PASEC Habitat é uma escola de adultos que procura promover o protagonismo cidadão dos adultos de forma a manterem-se ativos, estando “neste momento ativa em cinco polos, com a ajuda das juntas de freguesia”, e, ainda, o projeto PASEC ADN, para jovens em especial risco de exclusão e abandono escolar.
Este ano, em parceria com a Escola Bento Jesus Caraça, em Pedome, implementou-se ainda o Curso Técnico de Juventude, “que consiste em dar algumas aulas mais práticas (na PASEC), dois dias por semana, lecionando quatro disciplinas. Ou seja, os alunos que integram este Curso complementam a teoria lecionada na escola com uma vertente prática, de contacto “com o terreno, porque daí obtêm mais sucesso naquilo que estão a aprender”, explicou a presidente da PASEC, Susana Paiva.
A missão da PASEC é, segundo a presidente, “capacitar os jovens para se tornarem cidadãos ativos e melhores e com ideologias mais abrangentes” e, no caso dos adultos, “capacitá-los para terem uma vida ativa já na fase mais sénior”. “Sabemos que as pessoas chegam a uma determinada idade e começam a fechar-se um bocadinho nelas mesmas e a nossa ideia é trazê-las para aprenderem coisas novas e interagirem”, explicou.
Quanto ao trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos “o balanço é muito positivo”. “Na escola estamos a falar de uma taxa de sucesso na ordem dos 80 por cento, não apenas de sucesso escolar mas também do não abandono”, finalizou Susana Paiva.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...