quant
Fique ligado

Santo Tirso

Rondas leva-o à Casa de Dinis

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Classificada como Imóvel de Interesse Público, desde 1986, a Casa e Quinta de Dinis de Cima, em Santa Cristina do Couto, é a próxima paragem do “Rondas”. Mais uma vez o programa, promovido pela autarquia tirsense, convida a conhecer um dos pontos turísticos de interesse. O ponto de encontro para esta visita é às 10 horas de sábado, dia 28, na Loja Interativa de Turismo. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e pode ser feita através dos e-mails santotirso@cm-stirso.pt ou turismo@cm-stirso.pt  e ainda pelo número de telefone 252 830 411.
Esta vai ser uma viagem à descoberta das peculiares características históricas e arquitetónicas de um edifício sobre o qual não existem informações para concluir se se trata de uma edificação de raiz ou se radica numa construção medieval.
Os volumes conservam uma alusão militar, de função apenas decorativa, bem presente nas ameias que rematam quer os torreões, quer o volume que os une. O próprio portal em ogiva que se abre no muro, evoca, também, a linguagem medieval.
O edifício habitacional, profundamente alterado no século XVIII, conta com uma capela no corpo do topo, assim como a porta nobre, bem como o conjunto formado pelo brasão de armas dos Correia Miranda e a fonte. Muito mais há por descobrir neste espaço.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...