quant
Fique ligado

Notícias

Remodelação vale à USF de Requião novas respostas e aumento da equipa médica

Avatar

Publicado

em

Publicidade

As obras de remodelação e ampliação da Unidade de Saúde Familiar (USF) Antonina, na freguesia de Requião, vão trazer melhores condições para os seus profissionais e utentes, mas vão também possibilitar a prestação de novas respostas e cuidados na área da saúde e o aumento da sua equipa médica.

A possibilidade foi adiantada pelo diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Ave – Famalicão, Ivo Sá Machado, na visita de trabalho que, esta manhã, levou o autarca famalicense, Mário Passos, a assinalar o arranque da empreitada.  

Recorde-se que a intervenção do equipamento gerido pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) está a cargo da Câmara Municipal de Famalicão, implicando um investimento total de cerca de 500 mil euros, no seguimento de um acordo de colaboração realizado entre a ARS Norte e a autarquia.

Para o edil, a intervenção na USF Antonina “é um exemplo do quanto a Câmara Municipal está disponível para assumir novas responsabilidades na área da Saúde”, mas para isso, explica o edil, é “preciso que o envelope financeiro, que está a ser objeto de negociações, seja justo e proporcional à nossa dimensão e às nossas necessidades. O que nos tem sido apresentado não é minimamente razoável”.

Refira-se que a USF Antonina de Requião ocupa, atualmente, o edifício da antiga Casa do Povo em condições deficitárias e numa determinada fase da empreitada os seus serviços serão transferidos para o multiusos da freguesia.   

Ivo Sá Machado falou numa “resposta social acrescida” adiantando que “com a duplicação do espaço a unidade de saúde estará em condições de receber um quinto médico” e “outros cuidados de saúde adicionais” apontado a título de exemplo, os cuidados de saúde oral.

O responsável do ACES Ave-Famalicão enalteceu a disponibilidade da Câmara Municipal para a realização de protocolos com a ARS Norte, demonstrando vontade para que o exemplo de Requião se replique noutras unidades de saúde do concelho, nomeadamente, nas USF’s da cidade, Joane e São Miguel-o-Anjo.

Com a intervenção pretende-se efetuar a ampliação da USF para o 1.º piso, que atualmente se encontra desocupado, e proceder à reabilitação integral do mesmo. Para além das escadas de acesso ao 1.º piso será instalado um elevador que garantirá o acesso a pessoas com mobilidade condicionada.

No piso 0, os três consultórios existentes são mantidos, será construída uma nova sala de tratamento e dois gabinetes de enfermagem, com acesso a um pátio. A área de secretaria e o espaço de espera serão reformuladas. Nos topos foram previstos elementos verticais de acesso ao piso1, um de acesso geral e outro de acesso de utilização restrita aos funcionários de modo a possibilitar uma circulação interna.

No piso 1, o programa reparte-se entre gabinetes internos, gabinetes médicos, uma sala de reuniões/copa e uma sala de saúde infantil. Na área de espera está também prevista um pequeno parque infantil. No sentido de dotar os espaços de espera com maior luminosidade e conforto, será construída uma claraboia que permitirá a entrada de luz natural.

A requalificação da USF de Requião, que responde a cerca de 7000 utentes das freguesias de Requião, Vale São Cosme, Telhado, Portela, Vale S. Martinho e Seide (S. Paio e S. Miguel), resulta de uma candidatura a fundos comunitários realizada para o efeito, tem um prazo de execução de um ano e está entregue à empresa Construções Camposinhos Ferreira, Lda.

Anúncio
Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...