quant
Fique ligado

Desporto

Rally de Santo Tirso vai para a estrada a 29 e 30 de março

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O Rali de Santo Tirso, terceira prova do Campeonato Norte de Ralis, irá para a estrada nos dias 29 e 30 de março, pontuando também para o Desafio Kumho Portugal e para a Copa 106.

Prova com muita tradição, o evento é mais uma vez organizado pelo Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST), que antecipou a data do rali em relação a anos anteriores e fecha o ciclo de provas disputadas em terra, sendo as anteriores Fafe e Vieira do Minho.

Desta vez o CAST optou por concentrar o rali apenas nos troços da zona Este do concelho – Vila Nova do Campo/Roriz (6,2 km) e Mourinha/Hortal (8,7 km) com três passagens e Monte Córdova/Assunção (6,1 km), com dupla passagem. Todos eles serão disputados no sábado, enquanto na sexta-feira à noite tem lugar a super-especial junto ao Mosteiro de Santo Tirso.

“Quisemos manter o Rali de Santo Tirso como uma prova de referência em Portugal. Dentro das condicionantes de realizar um rali numa zona densamente povoada, tentamos efetuar todos os anos algumas alterações no percurso, mas simultaneamente elevar o nível geral da organização. A adesão das equipas, com mais de uma centena de inscritos em 2018, atestam a importância do nosso esforço”, realça Carlos Guimarães, presidente do CAST.

Tem Baia apresentou calendário para 2019

A Associação Team Baia iniciou a época desportiva com a habitual apresentação do calendário. Desta vez, e porque “o bom filho a casa torna”, o salão nobre da Junta de Freguesia de Cavalões, em Vila Nova de Famalicão voltou a receber o evento, a 3 de março.
Uma centena de pessoas não perdeu o primeiro evento anual da Team Baia. Entre pilotos e navegadores, representantes de clubes, autarcas e até mesmo alguns curiosos que presenciaram esta apresentação, estiveram também os jovens pilotos Pedro Almeida e Filipe Martins JR.
Com arranque marcado para o dia 29 de março, o Troféu de Ralis Team Baia, que anteriormente e durante 11 edições se designava Troféu CIN, voltou a ser um dos destaques na apresentação da associação.


O Rali de Santo Tirso, organizado pelo CAST, será o primeiro desafio do troféu, a 29 e 30 de março, seguido do Rali de Gondomar, a 26 e 27 de abril que, novamente a cargo do GAS, abriu as hostilidades quanto a novidades para 2019: cairá a Super Especial noturna para dar lugar à City Stage e abrirão fronteiras a Paredes e Penafiel com esta prova.


Segue-se o Rali de Viana do Castelo, a 29 e 30 de junho, e o Rali de Famalicão, a 20 e 21 de julho. O presidente da Team Baia, Sérgio Aguiar, revelou que esta edição será candidata ao Campeonato Norte de Ralis e contará com especiais de 2017 e de 2018.
A penúltima prova do troféu, do Clube Automóvel da Régua, também terá novidades, desta feita a Super Especial do Rali de Mesão Frio será mais longa que nas edições anteriores e, no domingo, haverá uma nova especial cronometrada.
Uma das principais surpresas foi a inserção, no Campeonato Nacional de Perícias FPAK, da 1.ª Prova Perícias de Cavalões. A realizar no dia 27 de abril, esta será também uma novidade para todos os membros da Associação, que terão tarefas redobradas face à inserção desta prova na Mostra Comunitária da freguesia.


Relativamente ao Troféu de Especiais que estreou em 2018, volta a receber a aposta da Team Baia e dos clubes parceiros. Este troféu arranca dia 25 de maio, com a Especial Sprint de Vila das Aves seguida da 5.ª Especial de Riba de Ave (Avemotor), a 16 de junho.
O Clube Automóvel do Minho encaixará a 2.ª edição da Taça d’Ouro, uma especial localizada na Póvoa de Lanhoso, a 6 de julho.
A maior novidade do Troféu de Especiais será a 1.ª Edição da Super Especial de Joane, a 14 de julho. Uma prova organizada pela Team Baia e Avemotor com o objetivo de dinamizar a localidade e proporcionar um espetacular dia de prova a todos os pilotos, espectadores e amantes da modalidade.


Dado o sucesso anterior do troféu, os Bombeiros Voluntários de Famalicão renascerão, em parceria com a Team Baia, a Sprint Especial de Famalicão, a 3 de agosto.
A penúltima prova será a recém-nascida Especial Sprint de Paredes, a 14 de setembro, terminando com a habitual Vizela Racing Festival, no último fim de semana do mês.
Além destes troféus e campeonatos, a Team Baia estará igualmente envolvida na organização de outros eventos desportivos como o apoio na Gaia Street Stage do Vodafone Rali de Portugal, possivelmente no apoio do Azores Rallye e como é habitual, o encerramento da temporada na 12.ª Gala do Desporto Motorizado Team Baia.


Francisco Mora, representante da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, marcou novamente presença no evento felicitando a Team Baia pela notória evolução quantitativa e qualitativa dos eventos e provas organizadas ao longo dos anos.

Com PT Jornal

Anúncio
Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...