https://autosolucoes.pt/campanhas/

Proibido circular de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana. Medida entra em vigor às 15h de sexta-feira

O Conselho de Ministros esteve esta manhã reunido no Palácio da Ajuda, em Lisboa. O Governo referiu que país está numa “situação preocupante” e foi decretada a proibição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana. 10 concelhos recuam no desconfinamento.

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, afirmou hoje que o país está numa “situação preocupante”, com a incidência de novos casos de covid-19 e o risco de transmissibilidade a aumentarem.

A incidência situa-se nos de 90,5 casos por 100 mil habitantes e o Rt (grau de transmissibilidade de infeção) para Portugal continental está nos 1,13, precisou Mariana Vieira da Silva em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros.

“Estamos hoje claramente numa situação já bastante longe da zona verde e, portanto, o país está numa situação mais preocupante do que estava há uma semana, como um todo, com as desigualdades territoriais que conhecem”, afirmou a ministra.

Segundo a governante, a situação de todo o país que é neste momento “mais preocupante” do que a que se vinha a assistir com o índice de transmissibilidade “já claramente superior a 1” e com uma incidência que, sendo ainda mais baixa do quando se iniciou o período de desconfinamento, “a verdade é que está num crescimento significativo”.

A ministra de Estado e da Presidência frisou ainda que, do ponto de vista da aplicação territorial das medidas, a maioria do país está numa situação dentro do quadro das medidas previstas, ou seja, com as novas regras de funcionamento, essencialmente quanto a horários.

  • Concelhos que recuperaram: Alcanena, Paredes de Coura, Santarém e Vale de Cambra
  • Concelhos em situação de alerta: Alcochete, Águeda, Almada, Barreiro, Grândola, Lagos, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Sardoal, Seixal, Setúbal, Sines, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira
  • Concelhos que recuam: Sesimbra (fase 2), Arruda dos Vinhos, Albufeira, Braga, Cascais, Lisboa, Loulé, Odemira, Sertã e Sintra (fase 3)

No que diz respeito a Lisboa, Mariana Vieira da Silva referiu ainda que foi decidido em Conselho de Ministros a proibição de circulação de e para a Área Metropolitana ao fim de semana. A medida foi tomada para “controlar o aumento de incidência que se tem verificado” e entra em vigor esta sexta-feira, a partir das 15h00.

“Essas restrições dizem respeito à Área Metropolitana como um todo e não à circulação entre concelhos e têm como principal propósito que a elevada incidência que se faz sentir nesta região não se transporte para fora dela”, reforçou a ministra, explicando que “esta medida não estava prevista”, ou seja, “é uma medida nova dada a desigualdade territorial que neste momento a pandemia apresenta”.

A ministra destacou que esta é uma medida que “não é fácil nem desejada por ninguém, mas que é necessária” para conter o agravamento da incidência da doença nesta região, sobretudo com a prevalência da variante “Delta” do coronavírus.

Relativamente às regras dos concelhos, “aplica-se aquilo que estava previsto”. “O agravamento das medidas que estamos a verificar para a AML corresponde ao facto de estes concelhos terem duas vezes já mais de 120 casos por 100 mil habitantes”, precisou Mariana Vieira da Silva.

Leia também...