quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Programa “Ser Europa” celebra Dia da Europa com semana de reflexão

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Na semana em que se comemora o Dia da Europa (9 de maio), o programa Ser Europa, promovido pelo pelouro da Educação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, assinala a efeméride com uma semana de reflexão dedicada ao tema “A participação juvenil em tempos de distanciamento social”.

Nos dias 7, 8, 9 e 10 de maio terão lugar, em formato online, 19 fóruns de discussão através de plataformas web que envolverão mais de 300 jovens integrados no programa Ser Europa, do 8º ao 12º ano, dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Profissionais do concelho famalicense.

Serão fóruns de discussão de 60 minutos em que serão discutidos os deveres e direitos dos jovens europeus no atual contexto, as mudanças a que foram obrigados e os ajustamentos que estão a ser feitos e que cada um teve que passar. Os debates serão orientados pelos técnicos do programa Ser Europa, professores convidados e antigos jovens do programa que se encontram agora a trabalhar ou na Universidade e são considerados modelos de envolvimento social. Em alguns grupos estarão presentes jovens que estão em Portugal a fazer Serviço Voluntário Europeu e envolvidos em projetos do Corpo Europeu de Solidariedade.

Os vários fóruns de discussão darão origem a um documento comum que será partilhado com as associações de estudantes do concelho de Vila Nova de Famalicão.

Nas palavras do vereador da Educação, Leonel Rocha, “é fundamental que no atual contexto de pandemia, em que se exigem respostas europeias ao nível da solidariedade entre países, que os jovens sejam envolvidos e auscultados.”

Apesar da atual situação de confinamento, o programa Ser Europa manteve a sua capacidade de resposta em pleno. Todos os grupos de capacitação do projeto que trabalham a partir dos princípios da Pedagogia Participativa e Educação para a Cidadania Global continuam a reunir de forma semanal a partir das plataformas online. Assistiu-se, inclusive, a uma maior participação dos jovens a quem o projeto chega.

Este trabalho tem sido feito em coordenação com os Agrupamentos de Escolas, Escolas Profissionais e restantes parceiros institucionais do programa.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...