quant
Fique ligado

Covid-19

Programa Proteger Famalicão vai equipar comunidade com máscaras, luvas e viseiras

Publicado

em

Publicidade

Reforço da desinfeção dos espaços públicos de todo o concelho, distribuição de viseiras por todos os cidadãos que no exercício da sua atividade tenham contacto com o público, oferta de um par de luvas descartáveis e distribuição de máscaras comunitárias por toda a população, assim que validada a certificação pelo CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai avançar com o projeto Proteger Famalicão que visa preparar a comunidade para a gradual abertura do espaço público e da vida social depois do periodo de confinamento apertado decretado pela Estado de Emergência na sequência da pandemia COVID-19.

No total, serão distribuídas mais de 135 mil máscaras, o mesmo número de pares de luvas e mais de 30 mil viseiras de proteção, material todo ele conseguido no seio da própria comunidade, através da mobilização de empresas e empresários que nos últimos dias concentraram a sua produção no fabrico de material de proteção comunitária para ajudar Vila Nova de Famalicão a voltar à normalidade com segurança.

Cerca de 40 por cento das máscaras vão ser oferecidas pelas empresas e os restantes 60% serão adquiridos pela autarquia ao preço de custo. Todas as luvas e viseiras foram oferecidas ao município para o desenvolvimento do projeto pela empresa famalicense RACLAC, especializada no fabrico e comercialização de produtos descartáveis para a área da saúde, indústria e estética. Como referido, a oferta das máscaras à população só será realizada depois de garantida a certificação por parte do CITEVE e será realizada com a ajuda das Juntas de Freguesia do concelho com todas as condições de segurança e de higienização.

Esta será uma fase importante do processo, uma vez que acto da entrega será uma oportunidade para os Presidentes de Junta passarem aos cidadãos mensagens de sensibilização sobre comportamentos a ter nesta nova altura da luta contra a pandemia e, muito particularmente, sobre os cuidados a observar na utilização e manuseamento do material distribuído. As desinfeções dos espaços públicos serão realizadas pelas próprias juntas de freguesia que receberão da parte da Câmara Municipal o apoio necessário, tanto ao nível material, como logístico.  

“É um grande movimento solidário da comunidade famalicense para o bem-estar e proteção de todos. Desde a primeira hora do problema que foram aparecendo muitas respostas de vários setores da sociedade para ajudar a proteger Famalicão e os famalicenses. Esta fase difícil por que passamos não esgotou a veia solidária dos famalicenses que se mostram disponíveis para continuar a ajudar, mesmo estando eles próprios a passar por dificuldades, como acontece com muitas empresas”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, deixando uma palavra de particular apreço aos Presidentes de Junta de Freguesia, que “têm sido inexcedíveis no apoio às suas populações, principalmente daquelas que mais têm precisado”.

Continuar a ler...

Covid-19

Covid-19: 2000 casos em Famalicão, menos de mil em Santo Tirso

Publicado

em

Publicidade

De 10 a 23 de fevereiro, foram contabilizados em Vila Nova de Famalicão 2029 casos de Covid-19. Em Santo Tirso, testaram positivo ao novo coronavírus 983 pessoas.

Os dados constam do relatório desta sexta-feira da Direção-Geral da Saúde e indicam que se mantém a descida da incidência, uma vez que, no período anterior (de 3 a 16 de fevereiro), testaram positivo 4711 pessoas (mais 2682 do que no período mais recente) em Famalicão e 2050 em Santo Tirso (mais 1067.

Atualmente, a taxa de incidência famalicense situa-se nos 1541 casos por 100 mil habitantes e em Santo Tirso é de 1445/100 mil.

Na Trofa, foram contabilizados, de 10 a 23 de fevereiro, 733 casos de Covid-19. No período anterior (de 3 a 16 de fevereiro), testaram positivo 1526 pessoas (mais 793).

Atualmente, a taxa de incidência situa-se nos 1908 casos por 100 mil habitantes.

Continuar a ler...

Covid-19

Covid-19: Mais de 4700 casos em Famalicão, 2050 em Santo Tirso

Publicado

em

Publicidade

De 3 a 16 de fevereiro, foram contabilizados em Vila Nova de Famalicão 4711 casos de Covid-19. Em Santo Tirso, testaram positivo ao novo coronavírus 2050 pessoas.

Os dados constam do relatório desta sexta-feira da Direção-Geral da Saúde e indicam que se mantém a descida da incidência, uma vez que, no período anterior (de 27 de janeiro a 9 de fevereiro), testaram positivo 9713 pessoas (mais 5002 do que no período mais recente) em Famalicão e 3983 em Santo Tirso (mais 1933).

Atualmente, a taxa de incidência famalicense situa-se nos 3578 casos por 100 mil habitantes e em Santo Tirso é de 3012/100 mil.

Na Trofa, foram contabilizados, de 3 a 16 de fevereiro, 1526 casos de Covid-19. No período anterior (de 27 de janeiro a 9 de fevereiro), testaram positivo 2882 pessoas (mais 1356).

Atualmente, a taxa de incidência situa-se nos 3973 casos por 100 mil habitantes.

Continuar a ler...

Pode ler também...