quant
Fique ligado

Santo Tirso

Programa de literacia financeira para seniores avança para novas edições

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Em setembro, o projeto de “Eu e a Minha Reforma” tem inscrições abertas para novas sessões gratuitas e dedicadas aos maiores de 55 anos que queiram fazer uma melhor gestão do seu dinheiro e compreender temas como seguros, impostos ou combate à fraude. Em Santo Tirso, este programa de capacitação financeira e digital é desenvolvido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, em parceria com a Câmara Municipal.

O programa é gratuito e cada participante inscrito tem acesso a um conjunto de Laboratórios de Literacia Financeira – sessões online ou presenciais que contam com entidades como o Banco de Portugal, a Associação Portuguesa de Seguradores ou a própria Fundação para abordar temas como a preparação de um orçamento familiar, os meios de pagamento digitais, os seguros ou os direitos e deveres do consumidor.

Os Laboratórios têm sessões de 01h30 a 02h00, realizadas com diferentes periodicidades, ao longo da semana. A começar este mês, Santo Tirso vai contar com duas novas edições, com inscrições disponíveis no site www.eueaminhareforma.pt ou através do telefone 226 101 189 e do e-mail eueaminhareforma@facm.pt:

  • 19 setembro a 26 outubro: 2.ª e 4.ª feira, 10h – 11h30; 11 sessões online; Inscrições
  • 23 setembro a 02 dezembro: 6.ª feira, 10h – 11h30; 11 sessões online; Inscrições

“Face ao desafiante contexto económico que atravessamos, a gestão do orçamento é, mais do que nunca, necessária para orientar as decisões do quotidiano. Por isso, este programa foi desenhado para transmitir ferramentas que permitam criar uma relação saudável com o dinheiro”, explica Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. 

“Para além disso, o «Eu a Minha Reforma» contribui para o envelhecimento ativo, não só pela partilha que gera entre os participantes, mas também porque os ajuda a preparar a velhice com maior bem-estar financeiro. Estamos a viver uma revolução na longevidade e será, cada vez mais, indispensável acautelar estas competências junto dos mais velhos”, acrescenta.

Desde 2020, mais de 1400 participantes já integraram o “Eu e a Minha Reforma”, não só em Santo Tirso, mas também nos municípios da Maia, Matosinhos, Porto, Valongo e Vila Nova de Gaia. O projeto é cofinanciado pelo Programa Inovação Social, através do Fundo Social Europeu.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...