quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Programa Acompanhar chegou a 982 jovens

Atuação eleva taxa de sucesso educativo para 99%

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O programa Acompanhar, promovido pelo Município de Famalicão através do pelouro da Educação, alcançou uma taxa de sucesso de 99%, um registo tão mais significante se tivermos em linha de conta que a ação chegou quase a um milhar de alunos das escolas do concelho, em idade de escolaridade obrigatória.

Do total de 982 alunos envolvidos, 235 apresentavam pelo menos duas retenções e 351 estavam em situação de risco, incluindo o risco de abandono escolar. O Acompanhar envolveu ainda 39 alunos com necessidades especiais e mais de 100 crianças e jovens que provinham de territórios considerados em situação de risco.

Os objetivos do Programa Acompanhar passam por potenciar e apoiar os estabelecimentos de ensino na implementação de projetos de boas práticas na área do acompanhamento e inclusão inteligente de alunos, em especial os que estejam em situação de risco ou que não estão integrados em qualquer tipo de resposta socioeducativa complementar. Por outro lado, pretende criar processos potenciadores da melhoria das competências sociais, rendimento escolar e envolvimento social de todos os alunos com o recurso a soluções complementares de educação não formal e capacitação ao nível da inteligência emocional.

O vereador da Educação, Augusto Lima, na reunião de Comissários do Programa Acompanhar, assinalou que “os resultados não mentem e hoje o Acompanhar é um programa pedagógico consolidado, com provas dadas e que dá uma resposta robusta e integrada não só aos alunos em risco de exclusão, mas também a todos os outros que procuram respostas ao nível das competências sociais e envolvimento social”.

A metodologia do Programa Acompanhar assenta no princípio da Investigação-Relação-Ação numa resposta socioeducativa tendo por base a Tutoria de Pares e a Mentoria.

O Programa Acompanhar tem ainda como respostas complementares o Programa Acompanhar + de inclusão de jovens oriundos de minorias e etnias e o Projeto Eurobairro Underground, do Programa Escolhas, suportado pelo Alto Comissariado para as Migrações.

Pode ler também...