quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Procissão do Senhor dos Passos com mais de 200 figurantes

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Como manda a tradição, o quarto domingo da Quaresma é dedicado ao Senhor dos Passos, em Nine, concelho de Vila Nova de Famalicão. As solenidades começam no sábado, 25 de março, com a missa vespertina, seguida da procissão de velas com o andor de Nossa Senhora das Dores a sair da Igreja Paroquial em direção à capela de Santo António, onde pernoitará para o Encontro com Jesus no dia seguinte.
No domingo, realiza-se a eucaristia, pelas 11 horas, e a procissão do Senhor dos Passos, a partir das 15 horas, que começa com o sermão do pretório na Igreja Paroquial, sendo embelezada com vários momentos de encenação ao vivo, da responsabilidade do Grupo de Teatro Greculeme, sobre a condenação de Jesus, o encontro Dele com Sua Mãe, a Sua Queda, a ajuda de Simão de Cirene a levar a Cruz e a cruxificação, terminando com o sermão do Calvário.
A procissão, que contará com a presença de mais de duas centenas de figurantes, de militares da GNR a cavalo, fanfarra e banda de Música, será presidida pelo arcipreste de Vila Nova de Famalicão, Armindo Paulo Freitas, enquanto o pregador responsável pelos sermões será o padre Luís Marinho.

24 Horas para o Senhor

Cumprindo o apelo do Papa Francisco feito em 2016, “Ano da Misericórdia”, o Arciprestado de Vila Nova de Famalicão realizou a iniciativa “24 Horas para o Senhor”, em que promoveu a adoração diante do Santíssimo na Igreja Matriz Antiga de Famalicão, nos dias 17 e 18 de março. Na celebração que marcou início da iniciativa, D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga, enfatizou a importância de se “alicerçar a vida no Rosto de Cristo”, pois “Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida” e “com Ele não estamos sós nem sozinhos”.
Segundo fonte do Arciprestado, as 24 horas que se seguiram tiveram uma “excelente adesão” das comunidades das 54 paróquias. Houve ainda quem aproveitasse para celebrar o sacramento da Reconciliação.
“As horas passadas diante de Jesus foram preenchidas e enriquecidas por belos momentos de oração, em que a escuta da Palavra de Deus, intercalada com cânticos e momentos de silêncio, ajudaram cada um a contemplar a fé na alegria transbordante do encontro com Deus, que em Jesus Cristo se nos revela na plenitude do Amor e nos permite experimentar o auge da Sua Misericórdia”, afirmou fonte do Arciprestado.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...