quant
Fique ligado

Notícias

Primeiro documentário do heavy-metal com ante-estreia em Santo Tirso (c/ vídeo)

Avatar

Publicado

em

Publicidade

“Heavy Metal Portugal”, o primeiro documentário do heavy-metal português está prestes a ser exibido para contar a história de um estilo de música pouco acarinhado, de bandas que caíram no esquecimento e de uma mentalidade que se pretende ver alterada.
O autor da obra, João Mendes, explicou que o filme “surgiu muito para não se perder a memória” das bandas e pessoas que alimentaram o mercado nacional neste estilo musical, que na sua opinião “ficou um bocado negligenciado”.

A antestreia acontece a 6 de outubro, às 16 horas, no auditório Auditório Centro Engenheiro Eurico de Melo, em Santo Tirso, seguida da atuação das bandas portuguesas Equaleft e Blame Zeus, no Kraken Rock Pirate Pub.
O autor explicou que a iniciativa partiu exclusivamente de si, mas contou com a ajuda fundamental da irmã na produção, numa obra que juntou “os dois mundos”: o gosto pelo metal e pelo cinema audiovisual.
Uma das mensagens que João Mendes pretende passar para o público prende-se com a forma como é encarado um estilo de música muito próprio, em que “o menos percetível” acaba por sobressair de forma negativa.

“[O documentário] passa por mudar essa mentalidade. Dentro do heavy-metal há coisas para todos os gostos, coisas mais e menos percetivas, mas o que vem à tona é o menos percetível e que não se percebe nada do que ele [vocalista] diz”, lamentou.

A ambição não fica apenas pela venda em formato de DVD, que está a correr bem, segundo o autor. Participação em festivais, como o Porto/Post/Doc, no Porto, e o do MUVI, em Lisboa.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...