quant
Fique ligado

Notícias

Pretende dar vida ao seu projeto em 2022? Descubra quais os tipos de financiamento disponíveis

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Se assinalou 2022 como o ano em que vai deixar, finalmente, as promessas para os políticos e meter mãos à obra para levar o seu projeto a bom porto, este artigo é para si. Seja a remodelação de sua casa, uma troca de carro ou a abertura de um negócio em nome próprio, qualquer sonho é válido, desde que, claro está, exista capital para o concretizar.

Se esse é o seu problema, venha connosco descobrir os tipos de financiamento que se encontram à sua disposição.

Tipos de financiamento disponíveis

Crédito Pessoal

O crédito pessoal é, sem sombra de dúvidas, o instrumento de financiamento mais procurado pelos portugueses. Por norma, os valores praticados neste tipo de financiamento variam entre os 250 euros e podem ir até a um máximo de 75 mil euros, dinheiro que pode ser utilizado em, virtualmente, qualquer fim.

Em comparação com, por exemplo, os cartões de crédito, o crédito pessoal apresenta taxas de juro mais baixas e permite um planeamento mais rigoroso do seu orçamento dado que o reembolso do financiamento é pré-programado e pode ser diluído até um máximo de 84 meses.

À abrangência e à possibilidade de dispor de maior tempo para o reembolso do dinheiro pedido, o crédito pessoal assume-se ainda como uma solução bastante rápida, rapidez em muito devida ao processo de digitalização dos serviços financeiros dos bancos portugueses.

Tome-se, por exemplo, a solução de crédito pessoal do UNIBANCO, que oferece no seu site um simulador de crédito pessoal que lhe permitirá calcular os valores de mensalidade para empréstimos entre €5.000 e €75.000 cruzando-o com o prazo em que pretende fazê-lo (entre 24 e 84 meses) e as taxas de juro específicas para cada escolha.

Depois de determinado o valor e prazos de reembolso que melhor assentam nas suas necessidades, pode solicitar imediatamente o seu crédito pessoal online, uma vez que o UNIBANCO já disponibiliza uma adesão totalmente digital a esta modalidade de crédito.

Para além da rapidez da adesão, das mensalidades fixas e do seguro, o crédito pessoal desta marca UNICRE – instituição financeira de crédito, está disponível para clientes de qualquer banco e não tem comissões de abertura.

Créditos de Apoio Empresarial/Criação do Próprio Negócio

Quando estão em causa projetos de maior dimensão ou a criação do próprio negócio, estes tipos de crédito que juntam à mesma mesa os bancos com as suas linhas de crédito e as entidades públicas com caráter institucional são os mais procurados.

Em termos de valores praticados, enquanto os apoios financeiros disponibilizados podem, mediante a concretização de determinados objetivos, ser a fundo perdido, no caso das linhas de crédito, o “fundo perdido” não se aplica e os critérios de atribuição podem variar em função da dimensão, fase do negócio, objetivo ou ainda lançamento do negócio.

Anúncio

Ainda a respeito das linhas de crédito empresarial, é importante frisar que o banco pode requerer a apresentação de um Plano de Negócios que comprove a rentabilidade dos investimentos.

Crédito renovável (revolving)

Se dissermos crédito renovável (revolving) poucos saberão do que estamos a falar, mas se lhe dissermos que este tipo de crédito diz respeito a cartões de crédito, facilidade de descoberto, linha de créditos e contas bancárias correntes, o panorama será, com certeza, diferente.

Apesar de, normalmente, associarmos este tipo de financiamento a gastos de valor mais baixo, a verdade é que qualquer uma das modalidades do crédito renovável pode, igualmente, ser utilizado na abertura de um pequeno negócio ou na concretização da sua viagem de sonho (muitos cartões de crédito vêm com seguro de viagem).

Como este tipo de crédito supõe, à partida, a definição do plafond que pode ser utilizado ou reutilizado, o tempo de duração do crédito será indeterminado.

Crédito de Apoio ao Estudo

Se o projeto para 2022 passa por voltar a estudar, um dos tipos de financiamento mais indicados será o Crédito de Apoio ao Estudo, solução que se destina a auxiliar estudantes universitários (Licenciaturas, Mestrados, Pós-Graduações, Cursos de Especialização Tecnológica e Programas de Mobilidade Internacional) a pagar propinas, residência e alimentação.

Em termos gerais, os valores disponibilizados por este tipo de crédito variam entre os 1.000 e os 25.000 euros para um prazo máximo de reembolso de 5 anos sujeito a um período de carência. De sublinhar que as taxas de juro são fixas.

Crowdfunding

Terminamos este périplo pelo mundo do financiamento por uma das mais recentes ferramentas dentro desta área: o crowdfunding.

Sintetizando, o crowdfunding é aquilo a que costumávamos chamar “angariação de fundos”, mas com a particularidade de que utiliza plataformas online especificas como meio de chegar aos dadores.

O mote para esta angariação de fundos será o seu projeto pessoal (abertura de um pequeno negócio, edição de um livro ou disco, projeto de solidariedade, etc.) e poderá e deverá partilhar a página de crowdfunding nas redes sociais de modo a chegar a mais pessoas. Depois é só esperar que a sua causa mobilize os dadores.

Anúncio
Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...