Presépios de todas as regiões de Portugal em exposição

As regiões de Portugal Continental e Ilhas são o tema da 11.ª edição da Exposição Internacional de Presépios de Santo Tirso, patente no átrio dos Paços do Concelho até ao dia 2 de janeiro.

São “mais de 200 peças, de alguns dos maiores artesãos portugueses”, que podem ser visitadas diariamente no átrio dos Paços do Concelho. Trata-se de uma exposição que reúne peças de vários tipos de materiais, como cerâmica, tecido ou cortiça, e que nos levam a viajar para diversas partes do país, como um bairro típico de Lisboa decorado para acolher as festas populares.
Paralelamente, pode visualizar uma coleção de livros sobre presépios, o mais antigo a datar do século XIX, e uma valiosa coleção de telegramas com mensagens de Natal, correspondência trocada, entre militares e familiares, durante o período da Guerra do Ultramar.
A Exposição Internacional de Presépios pode ser visitada de segunda a quinta-feira, das 10 às 22 horas, às sextas-feiras e sábados das 10 às 23 horas e aos domingos das 10 às 20 horas. Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, a exposição vai estar encerrada.
Para Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, “é um orgulho” o concelho receber “um espólio de peças tão significativo”. “Para nós esta é uma exposição com grande significado. Temos procurado, em conjunto com a Confraria do Caco, encontrar formas de promover o artesanato. Esta exposição, que temos vindo a organizar anualmente é, provavelmente, a face mais visível desse trabalho”, completou.
Já Delfim Manuel, presidente da Confraria do Caco, denotou que o espólio em exposição “é extraordinário por ser representativo da diversidade e da riqueza do nosso artesanato”.
Além da Exposição Internacional, o átrio dos Paços do Concelho acolheu, entre os dias 25 e 27 de novembro, a Feira de Artesanato de Presépios, que reuniu os melhores artesãos do país, que apresentaram trabalhos diversificados em vários tipos de materiais, como cerâmica, tecido, couro, granito ou vitral.

Obrigado por ler esta notícia

Veja tambem