quant
Fique ligado

Santo Tirso

Presépios de todas as regiões de Portugal em exposição

Avatar

Publicado

em

Publicidade

As regiões de Portugal Continental e Ilhas são o tema da 11.ª edição da Exposição Internacional de Presépios de Santo Tirso, patente no átrio dos Paços do Concelho até ao dia 2 de janeiro.

São “mais de 200 peças, de alguns dos maiores artesãos portugueses”, que podem ser visitadas diariamente no átrio dos Paços do Concelho. Trata-se de uma exposição que reúne peças de vários tipos de materiais, como cerâmica, tecido ou cortiça, e que nos levam a viajar para diversas partes do país, como um bairro típico de Lisboa decorado para acolher as festas populares.
Paralelamente, pode visualizar uma coleção de livros sobre presépios, o mais antigo a datar do século XIX, e uma valiosa coleção de telegramas com mensagens de Natal, correspondência trocada, entre militares e familiares, durante o período da Guerra do Ultramar.
A Exposição Internacional de Presépios pode ser visitada de segunda a quinta-feira, das 10 às 22 horas, às sextas-feiras e sábados das 10 às 23 horas e aos domingos das 10 às 20 horas. Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, a exposição vai estar encerrada.
Para Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, “é um orgulho” o concelho receber “um espólio de peças tão significativo”. “Para nós esta é uma exposição com grande significado. Temos procurado, em conjunto com a Confraria do Caco, encontrar formas de promover o artesanato. Esta exposição, que temos vindo a organizar anualmente é, provavelmente, a face mais visível desse trabalho”, completou.
Já Delfim Manuel, presidente da Confraria do Caco, denotou que o espólio em exposição “é extraordinário por ser representativo da diversidade e da riqueza do nosso artesanato”.
Além da Exposição Internacional, o átrio dos Paços do Concelho acolheu, entre os dias 25 e 27 de novembro, a Feira de Artesanato de Presépios, que reuniu os melhores artesãos do país, que apresentaram trabalhos diversificados em vários tipos de materiais, como cerâmica, tecido, couro, granito ou vitral.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...