quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Ponte românica da Lagoncinha em obras

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Já arrancaram as obras de conservação e valorização da Ponte da Lagoncinha, na freguesia de Lousado, em Vila Nova de Famalicão.
A Ponte sobre o rio Ave, construída no século XII, provavelmente sobre as ruínas de uma antiga ponte romana na via que ligava Bracara Augusta a Cale integrou recentemente a Rota do Românico do Ave, beneficiando de um financiamento para um conjunto de obras de requalificação da estrutura.
Para já foram realizados os trabalhos de limpeza da vegetação de pequeno e médio porte que circundava a ponte, seguindo-se a partir do dia 22 de janeiro um conjunto de intervenções na edificação que irão colocar várias restrições ao trânsito na ponte.
Assim, entre 22 de janeiro e 30 de março, o trânsito estará interdito entre as 7.30 e as 17.30 horas. E a partir de 31 de março até 31 de maio o trânsito será totalmente interdito.
Para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, “esta intervenção que já era aguardada há algum tempo irá permitir dotar a Ponte da Lagoncinha de melhores condições de circulação e de segurança, assegurando assim a proteção e valorização deste importante património que tanto engrandece o nosso concelho”.
No total, as várias intervenções implicam um investimento de cerca de 154 mil euros contando com o cofinanciamento de cerca de 128 mil euros, pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Com uma duração prevista de 6 meses, o programa de intervenção integra o tratamento e limpeza das cantarias em granito, o restauro e nivelamento do tabuleiro da ponte com pendentes para a drenagem das águas pluviais e consolidações estruturais e pontuais de fissuras existentes nos paramentos e intradorso do tabuleiro da ponte.
No fundo, pretende-se, por um lado, eliminar os fatores de risco e de degradação infraestrutural e melhorar as condições de segurança e, por outro, proteger e salvaguardar os elementos patrimoniais e melhorar as condições de fruição.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...