quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Polícia Municipal de Famalicão vai ter mais dez novos agentes

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Em vez dos cinco inicialmente previstos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão decidiu recrutar dez novos polícias municipais para dar resposta às necessidades atuais do concelho. A proposta para a contratação dos novos agentes foi aprovada na quinta-feira, em reunião do executivo municipal.

De acordo com a proposta apresentada, “a realidade veio demonstrar a necessidade de reforçar, de imediato, o número de agentes, atendendo à crescente assunção de responsabilidades da Polícia Municipal, em vários domínios, destacando-se desde logo, as novas competências assumidas na fiscalização das normas governamentais relativas à pandemia provocada pela Covid 19, antes atribuídas apenas às forças de segurança”.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, justificou a contratação dos efetivos com as novas competências assumidas, mas também com “o desinvestimento nacional na segurança pública”. “Esta é a resposta que a Câmara Municipal pode dar à notória e preocupante ausência de policiamento nas ruas de Famalicão”.

E lembrando uma reunião recente com o secretário de Estado da Administração Interna, Paulo Cunha afirmou ter ficado “muito preocupado por constatar que não está previsto, no prazo de pelo menos um ano, qualquer reforço dos efetivos da PSP e da GNR”.

“É claro que a Câmara Municipal não pode contratar efetivos para a GNR nem para a PSP mas ao contratar efetivos para a Policia Municipal está a criar condições para que do ponto de vista do que é competência do município, tudo seja feito para que a sensação de segurança efetiva possa acontecer”, salientou o autarca, acrescentando que “é obvio que a Polícia Municipal não vai substituir os agentes da PSP e da GNR que estão em falta, eles são insubstituíveis, contudo é o que está ao nosso alcance”.

Refira-se que a Polícia Municipal iniciou funções em fevereiro de 2004. Atualmente este corpo de segurança municipal conta com 1 comandante, 19 agentes de Polícia Municipal, 1 funcionário administrativo e 1 técnico superior, encontrando-se em fase de recrutamento esta entrada dos dez novos agentes.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...