quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Plano Municipal da Igualdade concluído

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O Plano Municipal da Igualdade famalicense, que resulta do protocolo que a autarquia estabeleceu com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, e através do qual foi instituído o Dia Municipal para a Igualdade e a figura da Conselheira Local para a Igualdade para 2016/2020, está concluído.
Igualdade e não discriminação são os temas que vão fazer parte da agenda diária do município famalicense, “enquanto mecanismo de promoção de coesão social nas diferentes áreas de atuação e intervenção municipal”. O Plano Municipal da Igualdade é “um documento estratégico que enquadra as medidas políticas a promover pelo Município nas suas diversas áreas de responsabilidade, tendo como finalidade a consolidação da igualdade a nível local”, adiantou a vereadora para a Família e Juventude, Sofia Fernandes, na tertúlia enquadrada no Dia Municipal para a Igualdade, que decorreu na Casa das Artes.
O documento, que a vereadora considera “uma ferramenta para o território, perspetivando uma sociedade mais livre, justa e solidária”, deve ser analisado numa das próximas reuniões do executivo municipal.
Com o intuito de desconstruir estereótipos discriminatórios e promover a formação de cidadãos, foram definidas quatro prioridades, que vão ser alvo de medidas concretas: “Promoção da igualdade de género, a promoção da igualdade das pessoas com deficiência ou incapacidade, a promoção da igualdade intergeracional e a promoção da igualdade e da inclusão das minorias étnicas e migrantes”.
Uma das ferramentas a utilizar é o Guia da Linguagem Inclusiva, que pretende “desconstruir a ideia do masculino como universal, promovendo a igualdade de género e a inclusão”. “Ser Igual” é o lema e a Câmara Municipal já está a promovê-lo junto dos funcionários municipais, alertando-os para “a necessidade de respeitarem nas comunicações institucionais as indicações que constam no Guia de Estilo de Linguagem Inclusiva”, avançou a autarquia.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...