https://autosolucoes.pt/

Plano de Ação para o Setor Metalúrgico e Metalomecânico em Famalicão vai ser uma realidade

Esta quinta-feira, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão oficializa a assinatura de um memorando de cooperação com o consórcio de entidades locais, regionais e nacionais para a implementação do Plano de Ação para o Setor Metalúrgico e Metalomecânico, para os próximos dois anos. O local escolhido para a sessão, que começa às 17h00, foi o CIIES – Centro de Inovação, Investigação e Ensino Superior, em Vale S. Cosme.

O projeto emerge do “peso considerável e crescente do setor metalúrgico e metalomecânico na economia do concelho famalicense”, que é, de acordo com a autarquia, “o terceiro município mais exportador de Portugal e primeiro da região norte”. Neste sentido, “a Câmara Municipal convidou as entidades locais, regionais e nacionais, com ligação ao setor para a elaboração e desenho de medidas estratégicas de apoio ao setor Metalúrgico e Metalomecânico e definição de compromissos comuns”.

O Município esclarece ainda que “o consórcio propõe desenvolver e criar condições para a implementação de um Plano de Ação para o setor para o período 2021-2023”, e apresenta os “seguintes objetivos gerais: promoção e valorização do setor metalúrgico e metalomecânico; reforço da capacidade formativa instalada; reforço dos apoios logísticos e financeiros; reforço dos incentivos à investigação, inovação e internacionalização e sensibilização e mobilização das empresas e da comunidade para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Leia também...