quant
Fique ligado

Santo Tirso

Percevejo asiático: nova espécie pode proliferar em Portugal

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Têm surgido várias notícias dando conta da possibilidade de Portugal se confrontar com a proliferação de uma nova espécie, o percevejo asiático.

Este animal tem vindo a preocupar em vários países, não pelos riscos que acarreta em pessoas ou animais, mas pelos estragos avolumados em várias culturas, principalmente em espécies de fruteiras.

Em comunicado, o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural esclareceu que este percevejo, conhecido cientificamente como Halyomorpha halys, ao contrário da vespa asiática, “não é perigoso para pessoas e animais, não morde, não pica ou suga sangue, nem transmite doenças, exalando um cheiro forte e desagradável, razão por que é conhecido como percevejo fedorento”.

“Em Portugal, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) têm vindo a acompanhar a evolução deste problema fitossanitário, estando já em curso um Programa Nacional de Prospeção direcionado para a identificação da presença deste inseto, tal como acontece para mais cerca de 6 dezenas de pragas e doenças emergentes”, lê-se ainda no comunicado do Ministério, que pede aos agricultores atenção redobrada “em maquinaria e bens que entrem nas suas explorações agrícolas” e “em caso de deteção, deverão ser tomadas medidas de controlo”.

“Além da luta química, estão já a ser estudadas formas de controlo biológico desta praga, nomeadamente o uso de agentes já usados em fase experimental em Itália”, fez saber a tutela.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...