quant
Fique ligado

Covid-19

Paulo Cunha reclama urgência na criação de laboratório para realização de testes em Famalicão

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão pede para o concelho a instalação urgente de um laboratório de recolha e análises de testes COVID-19, uma vez que não está a ser assegurada no território a realização dos testes necessários, nomeadamente junto da população idosa institucionalizada e dos funcionários das instituições.

O autarca já se disponibilizou para suportar os custos de um rastreio geral à população sénior institucionalizada e para ajudar com tudo o que for necessário do ponto de vista logístico, mas as  respostas das entidades de saúde locais remetem para a complexidade da operação e para a operacional ao nível do rastreio e do trabalho consequente que se impõem.

“A situação reclama uma intervenção urgente, cada minuto é um minuto a mais, mas a verdade é que não estamos a obter as respostas necessárias por parte das entidades de saúde”, diz o presidente da Câmara Municipal.

Ainda ontem, a situação no lar do Centro Social e Cultural de S. Pedro de Bairro estava em 9 utentes positivos, dos 50 residentes e para 5 resultados positivos entre os funcionários. Apesar do foco infecioso detetado e da vulnerabilidade da população residente, e apesar dos esforços efetuados, a Câmara Municipal foi informada que ainda não foi realizado o  rastreio de todos os seniores residentes dada a incapacidade de resposta.

“O município de Famalicão sabe que o ACeS – Agrupamento de Centros de Saúde está a diligenciar com a ARS Norte a implementação no concelho de um  laboratório convencionado, para realizar colheita dos testes. Peço que o façam com a maior brevidade possível. Estamos inteiramente disponíveis para ajudar, não podemos é esperar que um assunto desta delicadeza fique sem resposta das entidades de saúde”, diz Paulo Cunha.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...