quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Património desportivo em destaque nas celebrações do Dia dos Monumentos e Sítios

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O desporto dá este ano o mote para as celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Portugal. A data assinala-se na próxima segunda-feira, dia 18 de abril, sob o tema “Desporto, um Património Comum”, e Vila Nova de Famalicão vai antecipar as comemorações, com a tarde de sábado a ficar marcada por um vasto programa de atividades.

A iniciativa começa com uma visita, pelas 14h30, à exposição permanente da Casa do Território – “Tempo, Espaço & Ser”. Uma mostra reveladora, que dá a conhecer a evolução do território famalicense como nunca se viu.

O desporto dá depois o mote para as duas outras iniciativas do programa das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios no município famalicense, com a realização, pelas 15h15, de uma visita à sala de troféus do Futebol Clube de Famalicão e de uma visita, pelas 16h00, às instalações do Estádio Municipal 22 de junho.

Refira-se que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.

Em Portugal, as celebrações da data são promovidas pela Direção-Geral do Património Cultural em colaboração com o ICOMOS Portugal. Este ano a iniciativa promove o tema “Desporto, um Património Comum”, com a finalidade de enaltecer a importância cultural e social do desporto, destacar o papel insubstituível, ao longo da história, de inúmeras associações, clubes, autarquias, museus e outras organizações, públicas e privadas, na formação e consolidação da identidade de comunidades locais, regionais e nacionais, e também fazer ressaltar as diferentes formas de expressão do património associado ao desporto, seja em edifícios, em tradições ou em registos de diferente natureza.

Todas as atividades são de entrada gratuita.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...