quant
Fique ligado

Notícias

Passado em Famalicão para partilhar e reavivar memórias

Avatar

Publicado

em

Publicidade

É uma daquelas pessoas que sempre gostou de fotografar espaços e paisagens da sua terra? Tem fotografias da escola onde estudou ou da casa onde viveu? Costuma guardar postais antigos? Então esta iniciativa é para si! Entre 16 de setembro e 27 de outubro abra o baú das recordações e resgate uma fotografia antiga com uma memória ou uma estória por contar, tire uma fotografia atual no local com a fotografia antiga na mão, recorde as estórias que a imagem guarda e partilhe no mural do facebook, instagram ou twitter com o hastag #passadoemfamalicao.

A iniciativa é promovida pelo município de Vila Nova de Famalicão no âmbito da 3.ª edição do Festival Visão’ 25 que decorre em todo o território concelhio sob o lema “Comunidade de Futuro”.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, o objetivo da iniciativa #passadoemfamalicao é “reconhecer e valorizar o património local como fator de identidade e do bem comum”. Por outro lado, “reforçamos o sentimento de pertença a uma comunidade que evolui, se desenvolve e se moderniza”. 


“Queremos colocar os famalicenses em contacto com as suas memórias passadas no presente para a sua salvaguarda no futuro”.

Paulo Cunha, presidente da CM Vila Nova de Famalicão

A iniciativa está ainda articulada com o colóquio “A linha do tempo e o tempo de reabilitar”, que se vai realizar no dia 26 de outubro, a partir das 9h00, no Centro de Estudos Camilianos. O colóquio contará com um conjunto de convidados que irão debater diversos temas desde a arqueologia à arquitetura moderna religiosa, mas também a obra contemporânea. Serão discutidos os temas reabilitar em contexto rural, urbano e industrial. O evento ficará ainda marcado pela entrega do prémio de arquitetura Januário Godinho.

Recorde-se que o projeto Famalicão Visão 25 nasceu em 2014 no enquadramento da elaboração do Plano Estratégico 2014-2025 para o concelho, que apontou para o desenvolvimento de uma comunidade verde tecno-industrial global, num território verde multifuncional. Na altura, a autarquia utilizou o sofá para questionar os famalicenses sobre “como gostariam de ver Famalicão daqui a 10 anos?”, envolvendo-os num verdadeiro ato de cidadania e de participação cívica. Mais de mil pessoas sentaram-se no sofá e partilharam os seus projetos para o futuro com a comunidade.

Nesta edição a reflexão faz-se em torno das questões sobre o que existe em Famalicão, o que nos dá o concelho que nos faz feliz e que nos faz sorrir, o que gostamos de usar e desfrutar, o que gostamos de ver, olhar e observar, o que gostamos de oferecer e mostrar e o que queremos continuar a ter no futuro. 

Pode ler também...