https://emac.autosolucoes.pt/

PASEC inaugura nova Casa das Ideias

Teve lugar a inauguração da nova Casa das Ideias da PASEC. Na sequência da comemoração dos 20 anos da organização e processo de obras de adaptação e reconstrução do espaço sede da associação juvenil nos últimos 3 anos, teve lugar a cerimónia de inauguração da nova Casa das Ideias e das suas novas valências. 

Esta cerimónia contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara de Famalicão, Dr. Mário Passos, o Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. Vítor Dias, a Vereadora da Juventude do Município de Famalicão, Dra. Luísa Azevedo e dezenas de entidades parceiras.

Durante a sua intervenção, a Presidente da PASEC, Sara Gomes recordou que “na PASEC dizemos que “Há dias em que tudo muda”. Com esta ideia queremos lembrar que cada dia é uma nova oportunidade, cada novo dia é um recomeço que pode transformar tudo o que ainda ficou por fazer. Há oito anos atrás, foi o dia em que tudo mudou, nasceu a Casa das Ideias.”

Entretanto, o Presidente do Município de Famalicão, Mário Passos, fez questão de lembrar a dimensão nacional e europeia da PASEC, sem paralelo no movimento juvenil português. Lembrou a PASEC enquanto movimento juvenil de excelência na inovação social e educação não formal.

Entretanto, o Diretor do IPDJ Norte, Dr. Vítor Dias, em representação do estado português, enalteceu o percurso da PASEC, o valor acrescentado que os seus projetos têm nos territórios em que atua e a escola de valores que se tornou. Referiu ainda os números impressionantes que a organização atingiu, não só no número de jovens que envolve, mas nos prémios e distinções que continuamente recebe.

A Casa das Ideias, com 8 anos, é um espaço de educação não formal e animação socioeducativa que mobiliza mais de 1700 jovens diferentes por semana nos domínios das artes, capacitação, inclusão, desporto e protagonismo juvenil. Depois de 3 anos de obras, sem nunca parar a intervenção, mostrou à comunidade as suas novas valências e projetos.

Nos últimos 8 anos, em números acumulados, a Casa das Ideias: realizou 17521 ações de envolvimento juvenil (reuniões, ensaios artísticos, sessões de capacitação, entre outras); teve um acumulado de mais de 438 mil crianças e jovens em todas as dinâmicas que desenvolveu; deu lugar a 43 intercâmbios internacionais da UNESCO, Erasmus + e noutros programas de cooperação; acolheu mais de 520 voluntários; teve um acumulado de mais de 21700 adultos em todas as dinâmicas que desenvolveu; foi e é a casa de mais de 130 grupos juvenis

As obras agora inauguradas tiveram o apoio do Município de Famalicão e Instituto Português do Desporto e Juventude através do Plano de Apoio Infraestrutural.

Leia também...