
Parque Infantil Adaptado vence OPJ 2020 em Santo Tirso
Parque Infantil Adaptado é o projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) organizado pela Câmara Municipal de St.Tirso , tendo reunido um total de 61 votos, numa iniciativa que visa recolher opiniões e contributos da população jovem do concelho.
A proposta consistia num parque infantil adaptado em Quinchães, Monte Córdova, onde vão existir plataformas adaptadas para crianças com deficiência, sendo esta uma lacuna que foi evidenciada pela responsável do projeto.

A obra custará cerca de 62.000€ e vai contar com três plataformas unidas por um túnel e ponte oscilante, dois escorregas, um baloiço de dois lugares com proteções laterais, um baloiço para cadeiras de rodas, entre outros.
Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, é de realçar “o empenho de todos os jovens que participaram nesta sétima edição do OPJ, apesar dos constrangimentos provocados pelo contexto de pandemia”.
O autarca refere ainda que com este resultado não é só “a Catarina quem ganha mas todo o Município”. Alberto Costa congratula, ainda, a jovem pela “perseverança”, já que esta é a segunda vez que participa, demonstrando que “vale a pena lutar por aquilo em que se acredita”.
No total das 12 propostas finalistas, foram recebidos 305 votos de jovens com idades entre os 12 e os 30 anos, residentes, recenseados ou estudantes no concelho.
Implementado pela Câmara Municipal de Santo Tirso em 2014, foram vencedores do Orçamento Participativo Jovem os projetos espaço de street workout e espaço desportivo em Monte Córdova, colocação de relvado sintético, recuperação dos lavadouros de Monte Córdova, a construção da Praia Urbana, a criação de uma sala snoezelen e dinamização de um programa de deporto adaptado, e a construção da Horta Urbana.