quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

PAN denuncia depósito de lixo perigoso em Ruivães

Avatar

Publicado

em

Publicidade

“Um foco de poluição de grave impacto ambiental e de saúde pública”. Foi desta forma que a Comissão Política Concelhia do PAN de Vila Nova de Famalicão alertou para o “depósito de materiais perigosos”, na “zona do Calvário”, freguesia de Ruivães.

Num comunicado em que admite já ter alertado a Junta de Freguesia, a estrutura partidária refere que “são vários os pontos de depósito de lixo comum, de materiais de obras, ao que acresce um considerável amontoado de telhas de fibrocimento, sendo que as mesmas são vulgarmente conhecidas por conterem amianto, reconhecidamente perigoso para a saúde pública, pelos agentes cancerígenos que o constituem”. “É urgente a remoção dos materiais pela sua perigosidade para a saúde pública e impactos ambientais”, referiu Sandra Pimenta, porta-voz da Concelhia, que sugeriu a colocação de caixotes do lixo na zona envolvente à capela do Calvário.

“O acesso facilitado pela estrada” será, julga o PAN, um dos motivos que justificam a quantidade de resíduos depositados naquela zona, pelo que “torna-se necessário que a Junta considere vedar o acesso àquela rua, permitindo apenas em situações pontuais, como em caso de incêndio ou em dias festivos”.

Noutro plano, o PAN de Famalicão apresentou uma denúncia ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) por “mais uma descarga no Rio Pelhe, na área do Parque da Devesa”.

“Este rio que nasce e desagua no nosso concelho é alvo constante de descargas ilegais. O PAN tem apresentado denúncia sempre que toma conhecimento das mesmas, tendo já apresentado denúncia para descargas que ocorreram junto ao Parque da Devesa, no recinto da feira, em Ribaínho, em Barrimau, em Esmeriz ou mesmo junto à sua nascente”, salientou a estrutura, num comunicado enviado a 8 de janeiro.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...