quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Palácio da Igreja Velha torna-se Imóvel de Interesse Municipal

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O Palácio da Igreja Velha, localizado em Vermoim, acaba de ser declarado Imóvel de Interesse Municipal. A classificação, aprovada hoje em Reunião de Câmara pelo Executivo Municipal, inclui o Palácio da Igreja Velha, a Capela de S. Francisco de Assis e o Cruzeiro do Palácio da Igreja Velha, sendo que a área envolvente ficou fixada como Zona Especial de Proteção.

“Trata-se da valorização de um património histórico, de grande relevância a nível arquitetónico” destaca o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos. “Esta classificação é uma forma de assegurar a sua preservação” refere o edil.

O Palácio da Igreja Velha, datado de 1881, encontra-se protegido pela Planta de Ordenamento II – Património Edificado e Arqueológico e no Anexo I do regulamento do Plano Diretor Municipal, atualmente em vigor, tratando-se de um exemplar de arquitetura de brasileiros torna-viagem do século XIX, com características e escala monumental única no concelho de Vila Nova de Famalicão.

Foi alvo de obras de requalificação entre 2012 e 2015, pela atual proprietária, a sociedade imobiliária Vetorpredileto (Telhabel), que permitiram manter a sua qualidade arquitetónica e o bom estado de conservação. Graças a esta intervenção, o projeto, da autoria do gabinete de arquitetura Visioarq, recebeu o Prémio Internacional de Arquitetura «Architizer A+ awards» em 2017, e, em 2018, o Prémio de Reabilitação Januário Godinho.

Refira-se que, para além do Palácio da Igreja Velha, existem outros dois imóveis no concelho famalicense, classificados como de interesse municipal, entre eles, o Solar de Vila Boa, na freguesia de Joane, classificado em 1977, e a Capela de São Gonçalo, na freguesia de Cavalões, classificada em 1978.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...