https://autosolucoes.pt/

PADRE MANUEL GONÇALVES HOMENAGEADO
NO DIA DO 100º ANIVERSÁRIO

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, e o Bispo da Diocese do Porto, D. Manuel Linda, marcaram presença na cerimónia de homenagem ao Padre Manuel Gonçalves, promovida pela Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova.

A iniciativa serviu para assinalar os 100 anos de nascimento do Padre Manuel Gonçalves, falecido em 2000, e recordar a sua dedicação àquela instituição e à causa social.

Alberto Costa sublinhou que “o Padre Manuel era uma pessoa universalmente aceite e muito querida”, acrescentando que “nada nem ninguém lhe eram indiferentes”.

 

O autarca falava após a inauguração de um busto do padre, no jardim da Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova, fazendo questão de deixar uma “palavra especial à família” do homenageado e realçando a presença, na cerimónia, de duas das suas irmãs.

Alberto Costa recordou, ainda, o papel desempenhado pelo Padre Manuel Gonçalves na origem da Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova. “Esta associação muito lhe deve, sobretudo no espírito que a fez nascer e na vitalidade que ainda possui nos dias de hoje, sendo amplamente reconhecida pela sua solidariedade, humanidade e confiança”, sublinhou.

Já o Bispo do Porto realçou que “esta homenagem representa muito do papel da Igreja na sociedade” e lembrou o facto de o Padre Manuel Gonçalves ter sido seu “diretor espiritual” nos tempos de seminário.

O presidente da Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova, Armindo Silva, recordou o Padre Manuel Gonçalves como “um homem simples e sempre disponível para as causas sociais e de cidadania”, que teve, na instituição, um papel de “apaziguador e moderador em diversas ocasiões”.

“Esta homenagem pretende também que os mais jovens conheçam os que se entregaram a esta associação e é extensível a toda a comunidade de Monte Córdova”, concluiu.

A homenagem prosseguiu, depois, com a realização de uma Eucaristia na Igreja de Monte Córdova, celebrada pelo Bispo do Porto.

Leia também...