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V.N. de Famalicão

Os 40 anos de história da empresa de Armindo Costa estão em livro

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O empresário Armindo Costa, que foi presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão entre 2002 e 2013, lidera um dos maiores impérios portugueses do setor do calçado. A ACO, a empresa que fundou em Mogege, freguesia de Vila Nova de Famalicão, para produzir calçado de conforto, nasceu num pequeno armazém durante o “Verão Quente” de 1975. Foi uma forma de Armindo Costa fugir à agitação social e política que afetava o tecido industrial da região de Liaboa, onde trabalhava na altura, como diretor industrial, também numa fábrica de calçado. Hoje, o universo ACO, formado por três empresas, em Vila Nova de Famalicão, Ponte de Lima e Cabo Verde, dá emprego a mais de 800 pessoas, que produzem 1,6 milhões de pares de sapatos por ano, cujas vendas representam numa faturação anual na ordem dos 35 milhões de euros, de acordo com números de 2015.

A história de 40 anos deste universo empresarial é contada e ilustrada no livro “Aco Shoes – Uma História de Estratégia, Inovação e Sucesso”, que acaba de ser lançado pelo profissional de comunicação Luís Paulo Rodrigues. “Hoje, as empresas comunicam diretamente com os seus clientes através dos conteúdos. Tendo um livro relatando a sua história, uma empresa coloca-se à disposição dos clientes como se fosse um livro aberto, inspirando a maior confiança nos negócios que venham a ser feitos. A história de uma empresa é o seu grande cartão de visita para clientes e parceiros de negócios. E uma boa história merece ser contada em livro”, explica Luís Paulo Rodrigues, um especialista em comunicação que foi diretor de comunicação do Município de Vila Nova de Famalicão durante mais de 10 anos, justamente durante a presidência de Armindo Costa, e que, agora, dirige a LPR Comunicação, prestando serviços como consultoria de comunicação, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, comunicação empresarial,  entre outros.

Estudioso das questões de comunicação, Luís Paulo Rodrigues, que também foi jornalista na imprensa regional e nacional, nomeadamente no “Público” e em “O Comércio do Porto”, escreve o blog Comunicação Integrada (www.luispaulorodrigues.com) e prepara-se para lançar um livro sobre as novas tendências do setor, que está em fase de produção numa editora especializada em comunicação.

Recorde-se que Luís Paulo Rodrigues é autor do livro “Palavra de Armindo Costa – Discursos Seleccionados do Presidente do Município de Vila Nova de Famalicão 2002-2013” (editado em Vila Nova de Famalicão, Outubro de 2013) e coautor, com Artur Sá da Costa, de “Joaquim Fernandes – Memórias do Senhor Arcipreste” (editado em Vila Nova de Famalicão, Setembro de 2013).

O livro sobre a história da ACO, que foi editado em português e inglês, foi também um meio de a empresa assinalar os 40 anos de laboração, presenteando clientes, colaboradores, agentes internacionais, fornecedores e outros parceiros.

Lus Paulo Rodrigues e Armindo Costa Jornal do Ave

“Contar a história de uma empresa é, antes de mais, um dever de qualquer empresa alinhada com a economia contemporânea, em que os negócios mais sólidos se fazem com compromisso, responsabilidade social, sinceridade e transparência”, afirma Armindo Costa, atual presidente da ACO, justificando, assim, o seu apoio à edição do livro.

“A ACO completa quatro décadas de atividade ininterrupta, com uma posição sólida no mercado internacional, resultante de uma estratégia bem elaborada, definida e concretizada desde a sua fundação”, destaca José Manuel Lopes Cordeiro, professor universitário e especialista em história empresarial, que assina o prefácio.

Com 116 páginas, e ilustrado com fotografias antigas e atuais, o livro de Luís Paulo Rodrigues está dividido em sete capítulos. O autor começa por fazer um retrato da indústria portuguesa de calçado, no primeiro capítulo, e enquadrar a ACO como “o projeto de vida de Armindo Costa”, tema que ocupa o segundo capítulo. No terceiro capítulo, o autor aborda a relação entre a revolução de 25 de Abril de 1974 e a fundação da ACO. No quarto capítulo, é explicado como é que uma empresa familiar atingiu dimensão internacional. “O calçado de conforto como produto estratégico” é o tema do quinto capítulo. No sexto capítulo é destacada a responsabilidade social da empresa, que é pioneira na indústria portuguesa. Finalmente, o último capítulo aborda a dimensão de Armindo Costa como homem público, nomeadamente em função de ter exercido o cargo de presidente do município de Vila Nova de Famalicão durante 12 anos.

O livro está disponível para venda em Vila Nova de Famalicão, nomeadamente na Famalivro, espaço livreiro no Centro Comercial E. Leclerc, e no quiosque Pipes Bazar, na Avenida 25 de Abril, nº 124.

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