Auto Soluções

O universo dos eSports está a crescer em Portugal

O setor de jogos de computador em Portugal tem crescido significativamente nos últimos anos. Segundo a Associação Portuguesa de Desenvolvedores de Jogos e Multimédia (APOM), o mercado de jogos de computador em Portugal atingiu um valor de cerca de 228 milhões de euros em 2020, representando um aumento de cerca de 20% em relação ao ano anterior.

Esse crescimento pode ser atribuído ao aumento da popularidade de jogos online e mobile, bem como à crescente aceitação dos jogos como forma de entretenimento pelo público em geral. Além disso, o crescimento do setor de jogos em Portugal também pode ser atribuído à crescente atividade de desenvolvimento de jogos no país, com muitas empresas a investir em tecnologia e talento para criar jogos de alta qualidade.

O setor de jogos de computador em Portugal também tem sido beneficiado pelo apoio governamental e pelo aumento da participação em eventos internacionais, o que ajuda a promover o país como um destino atraente para o desenvolvimento de jogos. Além disso, o setor de jogos em Portugal também tem sido beneficiado pelo crescente número de universidades e escolas de ensino que oferecem programas de estudo relacionados com o desenvolvimento de jogos.

A geração Z, com um interesse ainda maior pela facilidade de acesso a conteúdo e que quer ter toda a informação nos seus telemóveis, os jogos mobile têm também experimentam um crescimento significativo nos últimos anos, tornando-se um dos segmentos mais populares e lucrativos da indústria de jogos.

Estudos realizados apontam para que o mercado de jogos mobile tenha atingido receitas de cerca de 174 mil milhões a nível global em 2020 e, segundo o estudo da APOM já mencionado, o mercado em Portugal atingiu receitas no valor de 84 milhões de euros nesse ano, cerca de 25% superior a 2019.

Source: https://unsplash.com/photos/cQ90QkreiPQ

Outro fator que tem contribuído para o crescimento dos jogos mobile em Portugal é a disponibilidade de diferentes modelos de negócio, como o download gratuito com compras no aplicativo e o modelo de assinatura. Isto permite que as empresas alcancem um público mais amplo e monetizem os seus jogos de diferentes maneiras. Um grande e bom exemplo destes diferentes modelos de negócio são os sites e aplicações de jogos online, que têm promoções específicas para os seus utilizadores, jogos de casino com bónus de registo, rodadas grátis ou apostas sem risco.

Porém, existe ainda um longo caminho a ser percorrido pelo mundo dos eSports no nosso país, como diz João Semedo, antigo CEO da Liga Esports Portugal (ESPL/NPCL): “Há um grande problema em Portugal. (…) O problema é a visão perdida. Há uma lacuna cultural. As pessoas começaram agora a adaptar-se ao jogo, mas os eSports são um nicho. Não trazem dinheiro, exposição, ou patrocinadores”, revelou Semedo, que acabou por cessar a atividade da organização que criou devido ao limitado investimento no negócio.

Em resumo, o setor de jogos de computador em Portugal vive um momento de crescimento significativo nos últimos anos, graças ao aumento da popularidade de jogos online e mobile, à crescente aceitação dos jogos como forma de entretenimento pelo grande público, e à crescente atividade de desenvolvimento de jogos no país.

Leia também...