quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

O mundo vem até Famalicão com a semana internacional

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Altos representantes de 15 países dos quatro continentes vão ser recebidos nos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão para a celebração de protocolos de colaboração com o município, no próximo dia 17 de outubro, no arranque da International Week 2019.

O evento que decorre até dia 24, vai trazer à cidade comitivas internacionais de origens diversas, nomeadamente de Liverpool, Lille, Saint-Fargeau-Ponthierry, Givors, Arteixo entre outras cidades com as quais a cooperação é mais intensa. Estarão ainda presentes representantes do Perú, República Checa, Alemanha, Marrocos, China, Brasil, EUA, entre muitos outros. As comitivas serão compostas por eleitos locais, representantes institucionais, académicos, empresários, câmaras de comércio e indústria, bem como diplomatas com vista ao aprofundamento da cooperação institucional, cultural e económica.

Destaque ainda para a presença de um grupo numeroso de estudantes universitários, que procuram Famalicão para a realização de estágios empresariais, respondendo ao desafio da cidade na atração de talentos.

Isso mesmo explicou o vereador do pelouro da Internacionalização do município, Augusto Lima. Para o responsável municipal, o objetivo da International Week 2019 é “colocar Vila Nova de Famalicão no mundo, quer por via das relações económicas e culturais com vários países estrangeiros, quer por via dos imigrantes que estão a viver no concelho”.

Por isso, o evento envolve um conjunto alargado e diversificado de iniciativas, que abrangem não só a área económica, mas também cultural, desportiva e da juventude.

Um dos pontos altos será a sessão VNF Alliance, que está marcada para as 18h30, do dia 17, no Centro de Estudos Camilianos. A sessão marcará o reforço e a renovação do Manifesto VNF Alliance celebrado em 2018, com a adesão de mais 26 subscritores, que representam outros tantos embaixadores de Famalicão no mundo. Estes juntam-se às quase quatro dezenas de instituições, pessoas e empresas famalicenses que aderiram em 2018.

O objetivo do manifesto é promover internacionalmente as marcas identitárias, empresariais e culturais do território, bem como as oportunidades e o valor intrínseco dos seus recursos, entre outros.

Outro dos momentos altos do evento irá acontecer no dia 22 de outubro, com a receção no município “a cerca de 40 jovens oriundos das Universidades de Liverpool e Lille que vão conhecer as empresas de Famalicão através de visitas técnicas, tendo em vista a preparação de projetos de estágios”, como salientou Augusto Lima.

No dia 20, Famalicão integra o Congresso Mundial do Têxtil com uma iniciativa que vai decorrer no Palácio da Igreja Velha, em Vermoim. O evento que se realiza de 4 em 4 anos, decorre desta vez em Portugal e o município de Vila Nova de Famalicão é uma das entidades parceiras acolhendo a ação networking/ jantar, “uma oportunidade para projetar e dar visibilidade à marca Famalicão Cidade Têxtil e às empresas famalicenses da indústria Têxtil e do vestuário”, como referiu o vereador.

FESTA INTERCULTURAL DAS COMUNIDADES IMIGRANTES

Anúncio

Nem só de economia vive a International Week 2019 de Famalicão, a cultura e interculturalidade, a gastronomia, o lazer e o convívio também vão marcar presença.

Na Praça D. Maria II, bem no centro da cidade, vai decorrer nos dias 19 e 20 a Festa Intercultural com as comunidades imigrantes em Famalicão. São dois dias de festa com as tradições e cultura internacionais caraterísticas dos imigrantes que habitam no concelho. Entre as propostas há música da Ucrânia, poesia de Angola, dança de Cuba e do Brasil, entre muita mais animação.

Antes disso, nos dias 18 e 19, referência para o concerto musical com jovens artistas de Liverpool, no espaço cultural CRU situado na rua Alves Roçadas. São quatro projetos e propostas culturais protagonizadas por 4 jovens músicos de Liverpool que serão acolhidos na cidade durante 10 dias, em “residência artística”, sendo que nos dias 18 (22h00) e 19 (23h00) estes músicos vão realizar concertos abertos ao público no CRU.

Ao longo do dia 19, vai decorrer o Welcome Day Jovens Internacionais, onde através de um conjunto de visitas ao território e aos equipamentos culturais, desportivos e de lazer, bem como através de atividades de animação, pretende-se fazer o acolhimento aos Estudantes Estrangeiros que se encontram a realizar o seu percurso académico nas Universidades e Escolas Profissionais no concelho.

Destaque ainda para a iniciativa “Dias à Mesa”, que vai realizar-se em vários restaurantes do concelho entre 17 e 20 de outubro, com uma ementa dedicada à cozinha internacional.

Um jogo de futebol entre a Academia do Famalicão FC e cidadãos famalicenses e imigrantes será mais um momento de convívio a animar o evento. A exposição de design têxtil e moda com a apresentação de projetos às empresas e o workshop “Riba de Ave Challenge” completam a programação.

Refira-se que Vila Nova de Famalicão mantém atualmente relações económicas, culturais, ambientais e sociais com mais de 80 cidades de 30 países dos quatro continentes, seja através de parcerias, geminações, projetos internacionais, etc.

Em Vila Nova de Famalicão, a imigração faz-se representar essencialmente através de cidadãos do Brasil (38 %), Ucrânia (20,1%) e China (7,8 %).

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...