quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

O bacalhau à mesa com os vikings em Famalicão

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Já é mais que sabido que, durante a idade média, a costa portuguesa foi invadida por Vikings. Aquilo que se vai sabendo cada vez mais é que foram eles que trouxeram o famoso bacalhau para Portugal. Os Vikings foram os grandes pioneiros no consumo do bacalhau, sendo que costumavam comê-lo seco e aos pedaços nas suas longas viagens marítimas, pois este era o seu alimento predileto.

Isso mesmo levou a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão a associar o bacalhau à Feira Medieval e Viking, em mais uma sessão dos Dias à Mesa. Entre 4 e 7 de julho, o bacalhau é rei em Vila Nova de Famalicão, conjugando-se com um evento cultural histórico que atrai habitualmente muitos milhares de pessoas até ao concelho. Este é, de resto o principal objetivo da iniciativa Dias á Mesa, que arrancou no Carnaval, com o Cozido à Portuguesa e nas Festas de Maio, com os Rojões.

Ao longo do ano, contam-se oito fins-de-semana gastronómicos sempre associados a eventos culturais e desportivos do município.

Desta vez, são 14 os restaurantes aderentes – Alfa, Bisconde, Colina do Ave, Combinação de Sabores, Craazy’s, Dona Maria Pregaria, El Vagabundo, Ganesh Club, Moutados de Baixo, Páteo das Figueiras, Porta-Enxerto, Praça, Tanoeiro, Vinha Nova. Assado no forno ou na brasa, cozido, frito, de cebolada, com natas… são vários os formatos de confeção do bacalhau disponíveis, em função da especialidade e do saber fazer de cada um dos restaurantes aderentes.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “qualquer altura do ano é boa para degustar um bom prato de bacalhau, no entanto, ao conjugar esta iguaria gastronómica com a sua história, estamos a proporcionar uma experiência enriquecedora do ponto de vista cultural e gastronómico aos visitantes que nos procuram por esta altura do ano”. Para o autarca “Os Dias à Mesa são um projeto turístico com dimensão horizontal, que junta a gastronomia com outros atrativos, enriquecendo a nossa agenda cultural e desportiva e chamando até Vila Nova de Famalicão mais pessoas”.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...