quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Novo bloco de partos do Centro Hospitalar com sala snoezelen

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Dar à luz no Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) é, hoje, uma experiência bem diferente do que era há pouco tempo. Graças à sala snoezelen, única em Portugal em contexto de bloco de partos, que foi inaugurada a 3 de setembro, depois de um projeto que colheu a colaboração dos clubes rotários de Famalicão, Santo Tirso e Trofa e outras entidades privadas.
No dia 27 de setembro, os profissionais afetos a esta ala hospitalar receberam formação técnica da terapeuta Ana Lúcia Frutuoso, a fim de conhecerem e aprenderem a manusear os diferentes equipamentos inseridos nas salas sensoriais.
Através da exploração dos cinco sentidos, os espaços foram criados para potenciar um ambiente de calma e serenidade às grávidas, com elementos táteis (fibras óticas, temperatura, diferentes texturas), vibratórios (colchão vibratório, massajadores, colunas de som), visuais (colunas de água, projetores de luz), auditivos (músicas adequadas ao gosto, sons com frequências específicas, voz) e ainda olfativos (aromaterapia, cremes aromáticos e massagens).
“O novo bloco de partos surge no âmbito da iniciativa ‘Humanização do Parto’, coordenada pela médica Saritta Nápoles, que parte do princípio de que a mulher é protagonista de um momento transcendente que é o trabalho de parto e o parto, eventos normais e fisiológicos na vida de cada uma. Deste modo, cada sala individual está dotada de inúmeros equipamentos que poderão facilitar todo o trabalho de parto e tornar este acontecimento numa experiência positiva, feliz e inesquecível na vida de cada família. Em suma, pretende-se eliminar o máximo possível o aspeto de ambiente hospitalar, transmitindo às famílias confiança e serenidade, tão necessárias durante o trabalho de parto”, explicou fonte do CHMA.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...