Auto Soluções

Novidades no Natal em Santo Tirso: Escorrega gigante na Praça 25 de Abril e mercado na Praça Conde S. Bento

De 1 a 31 de dezembro, Santo Tirso volta a viver a magia do Natal, com um programa de animação que, este ano, conta com atividades na Praça 25 de Abril e, também, na Praça Conde S. Bento. Esta não será, contudo, a única novidade: um escorrega gigante com 25 metros de comprimento promete fazer “concorrência” ao regresso da roda gigante, que foi um enorme sucesso no ano passado e que volta, assim, a proporcionar uma vista privilegiada sobre a cidade e o monte de Nossa Senhora da Assunção.

  

O escorrega gigante ficará instalado na Praça 25 de Abril, onde irá destacar-se, também, a tradicional árvore de Natal, com 25 metros de altura, bem como a habitual pista de gelo natural, o carrossel e o comboio de Natal. No mesmo local, haverá, ainda, locais pensados para fotos inesquecíveis de família, designadamente um trenó e um baloiço de Natal. 

Além destes equipamentos, a roda gigante voltará a erguer-se aos seus quase 30 metros de altura, com 20 cestos de seis lugares – que incluem uma cabina VIP fechada – e uma capacidade para 120 pessoas em simultâneo. 

Sempre pronto a receber a visita dos mais pequenos, o Pai Natal terá, este ano, casa montada na Praça Conde S. Bento onde ao longo de todo o mês irá, também, funcionar um Mercado de Natal, que é outra das novidades. 

Este Mercado de Natal será composto por nove espaços de venda de produtos que vão desde a doçaria e pastelaria, aos vinhos e licores, guloseimas, bebidas quentes, artesanato variado e de Natal, plantas e, ainda, bijuteria. 

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “o objetivo é não só proporcionar momentos de diversão às crianças e adultos, como também transformar estes espaços numa alavanca para o nosso comércio local”. 

“O Natal é uma época de valores, de família, de comunhão, mas não nos podemos esquecer que é, igualmente, um momento muito importante para os comerciantes, pelo que o Município tem aqui um papel fundamental na sua dinamização”, acrescenta. 

Esse é, precisamente, um dos objetivos da iluminação de Natal, que estará nas ruas de Santo Tirso de 1 de dezembro a 8 de janeiro. Tal como em anos anteriores, será privilegiada a iluminação em “String Led”, o que permite uma redução energética na ordem dos 30 por cento. 

Este ano, tendo em vista a poupança energética, a iluminação de Natal vai estar ligada, diariamente, entre as 18h00 e a meia-noite, sendo assim reduzida em uma hora o praticado no ano passado. Além disso, nas principais ruas da cidade, a colocação de luzes nas árvores será alternada, diminuindo assim, também, a quantidade de árvores iluminadas, sem prejudicar o efeito desejado. 

De domingo a quinta-feira, as atividades na Praça 25 de Abril e na Praça Conde S. Bento irão funcionar das 14h00 às 20h00. À sexta e sábado, este horário irá prolongar-se até às 23h00. Nos dias 24 e 31 de dezembro, os equipamentos irão funcionar das 10h00 às 13h00, encontrando-se encerrados no dia de Natal. 

As diversões terão a seguinte bilheteira: comboio, 50 cêntimos; carrossel, um euro; pista de gelo, dois euros; roda gigante, dois euros (cabina VIP, 20 euros); escorrega gigante, um euro. Na pista de gelo e na roda gigante, as crianças até aos 12 anos de idade beneficiam de um desconto de 50 por cento. 

Além destas atividades, de 3 de dezembro a 8 de janeiro, o átrio do edifício da Câmara Municipal irá acolher uma Exposição de Presépios, da responsabilidade da Confraria do Caco. Com entrada livre, a exposição poderá ser visitada, de segunda a sexta-feira, entre as 14h00 e as 20h00. No dia 25 de dezembro, estará encerrada.

Ao fim-de-semana e feriados de dezembro, a Câmara Municipal de Santo Tirso vai disponibilizar um serviço de transporte gratuito desde as freguesias até à Praça 25 de Abril. Esta iniciativa visa facilitar as deslocações da população para as atividades de Natal. Os respetivos circuitos e horários serão anunciados em breve.

Leia também...