quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Nomeações Sacerdotais no Arciprestado de Famalicão

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Tal como é habitual, no final de mais um ano pastoral, o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, perante as necessidades pastorais e tendo em consideração as soluções possíveis num ano em que não se realizaram ordenações sacerdotais, procedeu a diferentes nomeações no que respeita ao movimento eclesiástico na nossa Arquidiocese.
Assim, eis as nomeações tornadas públicas por D. Jorge Ortiga, no passado dia 17 de Julho e no que apenas diz respeito às paróquias do Arciprestado de Vila Nova Famalicão:
O P.e Vítor Agostinho da Costa Ribeiro foi dispensado da paroquialidade de S. Julião de Calendário, sendo nomeado Pároco de S. Félix e Sta. Marinha de Gondifelos e S. Martinho de Cavalões.
Por sua vez, foi nomeado Pároco de S. Julião de Calendário o P.e Jorge Manuel Carneiro Ferreira, tendo sido dispensado da paroquialidade de S. Paio de Besteiros, S. Tomé de Proselo e S. Martinho de Carrazedo, no Arciprestado de Amares.
Já o P.e Francisco Miguel Fernandes Carreira foi dispensado da paroquialidade de S. Martinho de Cavalões, continuando como Pároco de Sto. Adrião de Vila Nova de Famalicão e S. Martinho de Brufe.
Este último sacerdote deixa de contar com a colaboração do P.e Vitorino Capusso, pois este foi dispensado de Vigário Paroquial de Sto. Adrião de Vila Nova de Famalicão, S. Martinho de Brufe e S. Martinho de Cavalões, passando a estar ao serviço da Igreja no Arciprestado de Guimarães e Vizela.
O P.e Paulino Alfredo de Oliveira Carvalho, depois da experiência de um Ano Sabático, foi dispensado da paroquialidade, na qualidade de Moderador, de Sto. Adrião de Vila Nova de Famalicão, S. Martinho de Brufe e S. Martinho de Cavalões, e autorizado a continuar os estudos em Teologia Dogmática na Universidade de Salamanca.
Quanto ao P.e Domingos Manuel Ferreira Machado foi confirmado como Pároco de S. Silvestre de Requião, continuando com a paroquialidade de S. Tiago de Gavião e S. Tiago da Cruz, assim como Capelão do Lar de S. João de Deus da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão.
Devido à acumulação de funções, este sacerdote passa a contar com a ajuda do P.e Domingos Ferreira da Silva Brandão, que, tendo sido dispensado, a seu pedido e por razões de idade, da paroquialidade de S. Miguel de Gualtar, Arciprestado de Braga, foi nomeado para colaborar com o pároco de S. Tiago de Gavião, S. Tiago da Cruz e S. Silvestre de Requião, assim como noutras paróquias.
De resto, e devido à nomeação do P.e Jorge Filipe Vilaça Barbosa, até aqui Capelão do Centro Hospitalar do Médio Ave EPE, Unidade de Vila Nova de Famalicão, para integrar a Equipa Missionária da Arquidiocese de Braga, foi proposta para Assistente Espiritual e Religiosa desta unidade de saúde, a Dra. Carla Alexandra Macedo dos Santos, mantendo-se a mesma como coordenadora do Departamento Arquidiocesano da Pastoral da Saúde. Por sua vez, o P.e Francisco Miguel Fernandes Carreira é o sacerdote nomeado para prestar assistência sacramental ao Centro Hospitalar do Médio Ave EPE, Unidade de Vila Nova de Famalicão.
Posto isto, o Arciprestado agradece a todos aqueles que até agora o serviram e que deixarão de o fazer futuramente e acolhe com afecto os seus novos colaboradores, desejando a todos as maiores felicidades no exercício da sua vocação ao sacerdócio.

 

Fonte: Arciprestado de Vila Nova de Famalicão

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...