quant
Fique ligado

Santo Tirso

Nascem 21 empresas por mês em Santo Tirso

Avatar

Publicado

em

Publicidade

As 127 empresas criadas nos primeiros seis meses do ano em Santo Tirso fazem deste período o melhor semestre da década. Este número, que representa um crescimento de 63 por cento face a igual período de 2018, reflete a dinâmica empreendedora instalada no Município. A atuação da Câmara, ancorada nos projetos Santo Tirso Empreende e Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH), contribuiu, também, para os resultados alcançados.

Os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmam o dinamismo económico de Santo Tirso. O número de empresas constituídas no primeiro semestre de 2019 sobrepõe-se, claramente, ao de empresas dissolvidas, perfazendo um saldo positivo de 83 empresas.

Apesar da maior incidência na indústria transformadora (20) e no comércio (26), o destaque vai para a diversificação do tecido empresarial, com várias empresas criadas nos setores do marketing, tecnologia, serviços partilhados e turismo.

“Entendemos que o empreendedorismo constitui um eixo essencial para a criação de emprego qualificado e, por isso, investimos mais de 800 mil euros em programas de apoio à criação e desenvolvimento de negócios”, explica o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa.  “Simultaneamente, trabalhamos na otimização das condições de acolhimento empresarial, quer do ponto de vista físico, quer burocrático, de modo a tornar Santo Tirso cada vez mais atrativo para os investidores”, acrescenta.

O apoio aos empreendedores e à criação de novos negócios foi, precisamente, um dos objetivos subjacentes à criação do Invest Santo Tirso, no ano de 2015. Este Gabinete de Dinamização Económica, recorde-se, foi recentemente distinguido nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, alcançando o segundo lugar nacional na categoria “Desenvolvimento do Ambiente Empresarial”.

A crescente notoriedade empresarial e o dinamismo económico do concelho refletem-se também no crescente número de investidores e empreendedores que procuram o apoio do Invest Santo Tirso, com um total de 455 atendimentos realizados nos primeiros seis meses do ano.

Através do Invest Santo Tirso, a Câmara Municipal dinamiza, atualmente, dois projetos de fomento do empreendedorismo. O programa Santo Tirso Empreende, direcionado para os setores da moda, design e turismo, apoiou o desenvolvimento de 30 projetos, promovidos, por 52 promotores. Já no âmbito da parceria europeia Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH), na qual o Município de Santo Tirso é o único representante nacional, 31 jovens empreendedores frequentam, atualmente, o programa de incubação, que inclui um ciclo de workshops, coaching especializado e três meses de incubação gratuita na Incubadora de Moda e Design.

Espaço de excelência para o desenvolvimento de projetos, a Fábrica de Santo Thyrso é, hoje, epicentro de um ecossistema empresarial vibrante. O Centro de Empresas e Inovação (CEI), direcionado para empresas do setor tecnológico, e a Incubadora de Moda e Design, para projetos das indústrias criativas, registam lotação completa, com mais de duas dezenas de empresas instaladas.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...