Auto Soluções- Campanha verão 2022

Município de Famalicão reforça apoio à formação de talentos desportivos

A Câmara Municipal assinou ontem um conjunto de protocolos de apoio à atividade e formação desportiva com cerca de 18 associações desportivas do concelho de Vila Nova de Famalicão, com vista a manutenção e fomento da prática desportiva, em matéria de formação desportiva e apoio aos escalões jovens. O apoio financeiro foi formalizado com uma cerimónia realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal, resultando num investimento da autarquia na ordem dos 200 mil euros.

“A formação desportiva dos nossos jovens e o nível competitivo dos nossos atletas justificam este investimento, queremos que continuem a sua trajetória de aprendizagem e de êxito” afirma o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, destacando o facto de Famalicão ser um território com “um sucesso desportivo acima da média nacional”.

Por isso, o edil também realçou a ambição de Famalicão tornar-se Cidade Europeia do Desporto em 2025. “Pretendemos, por via do desporto, promover o território e obter mais notoriedade e prestígio (…) os atletas e associações desportivas famalicenses, e o concelho em geral, serão beneficiados pelo alcance que a chancela de Cidade Europeia do Desporto trará ao nosso concelho” afirma Mário Passos.

Os contratos-programa foram celebrados com o Operário Futebol Clube, União Desportiva De Calendário, Ribeirão 1968 Futebol Clube, Associação Desportiva Ninense, Associação Juventude de Joane, Bairro Futebol Clube, Famalicense Atlético Clube, Associação Desportiva Oliveirense 1952, FamaBasket – Clube de Basquetebol de Famalicão, Grupo Desportivo do Louro, RBAD – Ribeirão Basket, Grupo Desportivo de Joane, Grupo Desportivo de Cavalões, Futebol Clube Brufense 1957, Associação Desportiva e Cultural de S. Mateus, Clube Recreativo e Popular de Delães, Desportivo São Cosme e Clube Desportivo de Lousado. Está, de igual modo, prevista, para breve, a realização de protocolos desta natureza com as demais associações desportivas do concelho, não contempladas nesta sessão.

Recorde-se que, para além destes protocolos, o Município de Famalicão tem apoiado financeiramente, anualmente, as inscrições federativas e respetivos seguros de atletas de escalões de formação (até 18 anos, masculinos e femininos) e do escalão sénior feminino, os exames médicos obrigatórios a todos os jovens atletas, assim como investido regularmente na melhoria das condições das infraestruturas desportivas, nomeadamente, através da colocação de luzes LED, medida que permitiu atenuar as despesas correntes das associações.

Leia também...