quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Município de Famalicão cada vez mais europeu

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O município de Vila Nova de Famalicão está cada vez mais em sintonia com o resto da Europa. Atualmente, a autarquia liderada por Mário Passos integra mais de uma dezena de projetos europeus que lhe permite a partilha de conhecimento, experiência e boas práticas com dezenas de cidades e instituições do ‘velho continente’.

European City Facility, IURC (International Urban and Regional Cooperation), Interreg, URBACT, COSME, CERV são alguns dos programas que contam com a participação do município famalicense.  

Para o presidente da autarquia, “esta cooperação com outros territórios é fundamental para uma cidade como Vila Nova de Famalicão que quer crescer à escala europeia e mundial”. E acrescenta: “Saímos todos a ganhar com este estreitar de relações que nos prepara para melhor enfrentar os desafios de futuro”.

Mário Passos, que esta manhã assinalou o Dia da Europa nos Paços do Concelho com o tradicional hastear da bandeira europeia ao som do “Hino à Alegria”, lembra ainda que o município de Famalicão integra também várias redes de cidades europeias e mundiais dedicadas às mais variadas temáticas – mobilidade, sustentabilidade ambiental, empreendedorismo, economia, entre outras – e das quais “tenta tirar o máximo de partido”.

O autarca destaca ainda a capacidade do município de aproveitamento dos fundos comunitários, lembrando os últimos dados divulgados que apontam Famalicão como uma das cidades portuguesas que melhor aproveitou os fundos europeus relativos ao quadro comunitário do Portugal 2020. “A União Europeia é um projeto de crescimento coletivo e nós temos sabido aproveitar as várias oportunidades que vão surgindo em prol do desenvolvimento do concelho”, disse.

Para além do momento protocolar desta manhã, refira-se que o Dia da Europa continuará a ser celebrado em Famalicão com a dinamização, por parte da Casa da Juventude, da “Semana da Europa”, com a realização de várias dinâmicas com o objetivo de fortalecer a ligação dos jovens do concelho à herança europeia.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...