quant
Fique ligado

Santo Tirso

Município alarga vacinação gratuita de crianças

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A toma das vacinas Rotarix e Rotateq vai passar a ser gratuita para todas as crianças do concelho de Santo Tirso com idade até aos dois anos.

O alargamento da medida da Câmara Municipal de Santo Tirso foi aprovado por unanimidade na reunião do executivo municipal, a 23 de março, que decorreu no Centro Escolar de Arcozelo, em Água Longa.
Até agora, explicou o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, “apenas as famílias em situação económica e social vulnerável eram abrangidas por esta medida, que é inédita” no concelho. Mas, o edil tirsense quer que essa medida “passe a ter um caráter geral e universal que beneficie todas as famílias do município com filhos até aos dois anos”.
Assim, com esta medida, a vacinação gratuita na primeira infância “vai chegar a cinco vezes mais crianças residentes em Santo Tirso”, adiantou fonte da autarquia. “O nosso programa de vacinação constitui um claro sinal de que trabalhamos no sentido de criar condições para promover a natalidade no concelho. Esta é uma contribuição direta para aumentar o rendimento disponível das famílias”, mencionou Joaquim Couto.
A vacinação gratuita é uma das medidas inseridas no Plano Municipal de Saúde, que “reúne 85 instituições do concelho, nomeadamente juntas de freguesia, o Centro Hospitalar do Médio Ave, Agrupamento de Centros de Saúde Santo Tirso/Trofa, bombeiros, IPSS, Cruz Vermelha, Misericórdia, farmácias, clínicas, óticas, entre outras”. Para além das vacinas gratuitas, o Município vai disponibilizar “um pacote de medidas na área da saúde oral, visual, física, alimentar e mental, destinadas às famílias mais desfavorecidas”.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...