quant
Fique ligado

Santo Tirso

Moda apela à igualdade de género na Fábrica de Santo Thyrso

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Está patente desde sexta-feira, 2 de outubro, na Fábrica de Santo Thyrso, a exposição Mulhoriza-te. Composta por seis coordenados fabricados a partir de desperdícios têxteis de fábricas nacionais, tem por base o tema da igualdade de género.

No âmbito do concurso Santo Tirso Empreende, que venceram, em 2019, na categoria de moda, as designers Ana Eusébio e Catarina Gonçalves desenvolveram a marca LESS buy.less. Uma marca de vestuário que prima pela sustentabilidade, através do desenvolvimento de peças que nascem do aproveitamento de desperdícios de fábricas têxteis. As designers voltam agora à Fábrica de Santo Thyrso onde estiveram incubadas, durante seis meses, para expor a nova coleção Outono / Inverno 20/21 que apela à igualdade de género: Mulhoriza-te.

“Com a participação de mais de 50 mulheres, entre os 7 e os 80 anos, lançámos o desafio de representarem o seu órgão feminino através de um desenho e uma linha só, explicando o que as torna especiais enquanto mulheres”, esclarece Catarina Gonçalves.

A exposição, realizada em cocriação com o consumidor, é composta por uma coleção de peças únicas que interpretam o universo masculino, e desconstroem algumas peças icónicas que o compõem, “com o objetivo de dar liberdade à mulher do séc, XXI”, refere Ana Eusébio. “Através do vermelho representamos a mulher, e por meio do branco damos-lhe a esperança de uma sociedade em paridade”, acrescenta. Peças slim fit e over-sized contam essa história e sensibilizam para uma sociedade mais justa.

“A igualdade de género é um tema que nos diz muito, estamos a trabalhar num Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação e, por isso, desde a primeira hora que abraçámos com grande entusiasmo esta exposição”, explica o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, salientando que é ainda “motivo de orgulho o facto do projeto LESS buy.less ter surgido no âmbito do Santo Tirso Empreende”.

Mulhoriza-te pode ser vista na Fábrica de Santo Thyrso até 17 de outubro, de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h30 às 17h00, ao sábado das 14h00 às 17h30.

Pode ler também...