quant
Fique ligado

Santo Tirso

Ministro da Educação inaugura requalificação da Escola Secundária D. Dinis

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Depois de um longo período de obras de requalificação, que ficaram marcadas por uma paragem de quase quatro anos, a Escola Secundária D. Dinis foi inaugurada, na manhã de 3 de outubro.

Com pompa e circunstância, com o envolvimento da comunidade escolar e tendo como padrinho o ministro da Educação. Tiago Brandão Rodrigues marcou presença na cerimónia de inauguração da requalificação da Escola Secundária D. Dinis e fez questão de conhecer “os cantos à casa” e ainda falar com professores e alunos. Numa visita “relâmpago”, feita a contar cada batida dos ponteiros do relógio, o ministro não se coibiu de usar alguns minutos para contactar com os alunos. Quebrando o programa da visita, Tiago Brandão Rodrigues entrou numa sala de aula onde jovens do 12.º ano participavam numa aula de Matemática A e ouviu a professora anunciar que estava perante “uma turma com 32 alunos”. À pergunta sobre que futuro pretendem seguir, só um aluno enfrentou a timidez: “Ainda não sei. Tenho que ver a nota final e a média”.
Nos laboratórios, valências que nasceram com esta requalificação, Tiago Brandão Rodrigues gastou alguns segundos a ver um grupo de jovens a manusear equipamentos e pediu “cuidado”. Mais uma turma, desta vez de Artes, que está a ter uma aula de filosofia. O tema é curioso: Filosofia Socrática. Uma oportunidade para o ministro fazer um trocadilho e ganhar a simpatia dos jovens. Uns metros à frente, numa aula de um curso técnico profissional, Tiago Brandão Rodrigues desafiou os alunos a explicar os projetos que estavam a elaborar e que versavam sobre a construção de um habitáculo. “A escola é um habitáculo não é professora?”, questionou o ministro, mostrando que está a par da matéria.
Tiago Brandão Rodrigues e a comitiva seguiram para o exterior, com espaço verde e que, no futuro, terá acesso privilegiado ao Parque de Geão. Aí, assistiram a uma performance de ginástica acrobática de um grupo de alunos e visitaram o recinto desportivo exterior, onde uma turma, aproveitando a manhã soalheira, cumpria a aula de Educação Física.
Mais tarde, o ministro mostrou-se “satisfeito” pela obra. “Vemos aqui uma escola absolutamente requalificada, com todas as condições para que o projeto educativo se realize em plenitude e é fantástico ver muitos dos estudantes a usufruírem plenamente”, frisou.

Direção do Agrupamento e autarquia destacam excelência das instalações
O dia foi de festa, principalmente para aqueles que tiveram de suportar meses de aulas em monoblocos e os incómodos inerentes a uma empreitada daquelas dimensões.
Cláudia Soares lembrou a altura em que chegou à direção do Agrupamento: “A obra estava parada, as aulas eram realizadas em monoblocos e a circulação dentro da escola era muito difícil. Tínhamos de andar à chuva para chegar ao bloco requalificado”.
Por isso, foi com “muita satisfação” que, “a 27 de abril de 2015”, foi informada de que a obra iria retomar. “Fico muito contente com os alunos e com as famílias que sempre acreditaram na escola e mantiveram-se até hoje”, sublinhou.
A obra, que teve início em 2010, parou em 2011, estando quase quatro anos interrompida. Só a 27 de abril de 2015 foi oficialmente reiniciada, tendo terminado em abril deste ano. Meses de “sacrifício” agora recompensados pelas condições proporcionadas à comunidade escolar. “É com muito ânimo que se vê a escola, que é uma referência em Santo Tirso, com boas condições e preparada para o futuro. Ainda não tem tudo, porque precisamos de investir em equipamentos, sobretudo tecnológicos. Temos uma candidatura feita ao Ministério da Educação para a aquisição de material informático, mas ainda precisamos de equipamento de multimédia”, frisou.
Para Joaquim Couto, a escola renovada contribui para subir o nível da educação no concelho. “É um dia de festa porque estamos a dar importância ao sistema educativo com excelentes instalações, que estão ligadas à Biblioteca Municipal e ao Parque de Geão”, destacou.
A autarquia está agora concentrada em melhorar as infraestruturas de outras escolas do concelho. No dia 30 de setembro, Joaquim Couto assinou o acordo de colaboração com o ministro da Educação com vista à obtenção de fundos para a requalificação da Escola 2/3 de S. Rosendo e EB 2/3 de Vila das Aves. O investimento é, segundo a autarquia, de “cerca de dois milhões de euros”. Há ainda mais um milhão para intervenções na Escola Básica Conde S. Bento, Escola Básica de Bom Nome (Vila das Aves) e Escola Básica de S. Martinho (Vila Nova do Campo).
Contudo, o autarca sublinhou que não é só este tipo de intervenção que faz uma boa política de educação e deu o exemplo de medidas adotadas pela Câmara Municipal, como os rastreios da dislexia e do daltonismo, a oferta dos transportes escolares e lanches.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...