quant
Fique ligado

Santo Tirso

Ministro anuncia reabilitação do Centro Hospitalar do Médio Ave

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, esteve no Fórum Nacional do Serviço Nacional de Saúde, realizado em Santo Tirso no dia 13 de março, e garantiu pôr em marcha o protocolo para a reabilitação do Centro Hospitalar do Médio Ave.

“Vou aproveitar esta visita a Santo Tirso para reunir com os senhores presidentes da Câmara e da Administração Regional de Saúde do Norte para começarmos a dar expressão prática a compromissos que estão pré-assumidos num protocolo assinado”. Foi desta forma que Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde, confirmou a ação do Governo para a reintegração de serviços no Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA).
O governante esteve na Fábrica de Santo Thyrso, na abertura do Fórum Nacional do Serviço Nacional de Saúde, e anunciou que o apetrechamento da atividade do CHMA contará com a participação da autarquia. “No fundo, trata-se da reabilitação e recuperação do Centro Hospitalar e aproveitar o contributo da autarquia noutros domínios, porque a intervenção em saúde local não se esgota apenas nos hospitais, é preciso também perceber qual a importância que as autarquias têm numa dimensão mais comunitária”, frisou.
Joaquim Couto, edil tirsense, concretizou, explicando que “a nível regional, a cooperação com o ACeS (Agrupamento de Centros de Saúde) de Santo Tirso/Trofa está a acontecer e vai continuar”. No que ao Hospital Conde S. Bento diz respeito, a Câmara “vai participar com algumas reformas”, na estrutura de um “antigo edifício” da unidade, para “instalar o serviço de fisioterapia”, e num projeto mais robusto, de 2015, que ronda os cinco milhões de euros, a ser desbloqueado pelo Governo, que terá “15 por cento de comparticipação autárquica e 85 por cento de fundos comunitários”.
Nos serviços, Joaquim Couto anunciou que “rapidamente vai começar a vigorar um protocolo entre a Câmara Municipal e o Centro Hospitalar, num investimento da autarquia de cerca de 50 mil euros, para disponibilizar consultas de saúde oral” no Hospital.
A necessidade de se melhorar as condições do CHMA foi reconhecida pelo ministro, mas para o presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, António Pimenta Marinho, no que às listas de espera de consultas externas e cirurgias diz respeito, a situação “está melhor do que há um ano”. “O Centro Hospitalar passou por uma fase bastante difícil, por um lado quanto à incerteza quanto ao futuro, por outro com a falta de investimento em alguns equipamentos. Pensamos que, neste momento, há uma maior confiança, temos mais médicos e enfermeiros a trabalhar, sendo possível darmos uma resposta mais atempada às necessidades dos cidadãos”.

Fórum Nacional reuniu profissionais de sáude em Santo Tirso

A Fábrica de Santo Thyrso encheu para receber todos os profissionais de saúde que quiseram participar no Forum Nacional do SNS promovido pelo Ministério da Saúde, com o tema “Reformar, Transformar, Modernizar”.
Para Joaquim Couto, “ao decidir fazer o Fórum em Santo Tirso, o Ministério deu sinais políticos importantes, como a descentralização e o ímpeto reformista do Governo para se aproximar dos municípios, assim como responsabilizar-se para fazer a recuperação, em condições de igualdade no Serviço Nacional de Saúde, do Centro Hospitalar do Médio Ave”.
O autarca aproveitou a presença do ministro e dos profissionais de saúde na cidade para descrever a atividade do município na área e compilada no Plano Municipal de Saúde: a oferta das vacinas Rotarix ou Rotateq a todas as crianças com menos de dois anos e de consultas de saúde oral para os cidadãos mais desfavorecidos. Na saúde visual, a autarquia encontra-se em negociações com as óticas do concelho para o estabelecimento de parcerias para a comparticipação na aquisição de óculos para crianças. Esta é uma medida que resulta dos rastreios realizados nas escolas do concelho e nos quais a Câmara Municipal identificou casos de necessidade.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...