quant
Fique ligado

Santo Tirso

Mês dos maus-tratos assinalado com exposição na Câmara Municipal

Avatar

Publicado

em

Publicidade

No âmbito do “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, que se comemora em abril, a Câmara Municipal de Santo Tirso e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco estão a promover até quinta-feira uma exposição de fotografia “Laços Azuis”, símbolo desta campanha. A exposição, patente no átrio dos Paços do Concelho, envolve mais de duas dezenas de estabelecimentos de ensino do concelho que foram desafiados a criar o seu próprio laço azul. Amanhã, quarta-feira, pelas 16h00, serão entregues os prémios aos vencedores do concurso “Cria Laço + Criativo”, na Biblioteca Municipal.

A ideia da do laço azul nasceu em 1989, nos EUA, quando Bonnie Finney amarrou uma fita azul à antena de um automóvel. Foi desta forma que decidiu expor o drama que viviam os netos. A “fita” era o seu grito de revolta, pois, não podendo pôr termo à violência doméstica de que eram vítimas os seus dois netos, pretendia alertar a comunidade (fatalmente um deles não resistiu à brutalidade dos maus tratos). A ideia gerou uma campanha contra os maus tratos na infância e desencadeou um movimento de solidariedade a favor das vítimas, cujo princípio ainda hoje se mantém.

A exposição conta com 35 fotografias de mais de duas dezenas de escolas dos diferentes graus de ensino do concelho de Santo Tirso. O mote partiu da Câmara Municipal de Santo Tirso e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, que desafiou os estabelecimentos de ensino a criarem o seu próprio laço e a expô-lo nas escolas. Foram, ainda, atribuídos prémios aos melhores projetos apresentados. A categoria I, destinada ao pré-escolar e 1º ciclo, foi ganha pela EB da Ribeira, em Roriz; a categoria II, destinada aos 2º e 3º ciclos, foi ganha pela EB S. Tomé de Negrelos, na categoria III, destinada ao secundário e profissional, venceu a Escola Profissional de Serviços CIDENAI.

Ainda no âmbito do “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, a Câmara e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Santo Tirso promovem amanhã , dia 29 de abril, na Biblioteca Municipal, o Fórum – Estratégias de Prevenção em Situações de Perigo, tendo como orador principal Paulo Fonseca, psicólogo e mediador educativo do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo. O encerramento será feito pelo vereador da Coesão Social, pelas 15h45, e a entrega dos prémios aos vencedores do concurso “Cria Laço + Criativo” serão atribuídos pelas 16h00.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...