quant
Fique ligado

Santo Tirso

Mercado Nazareno e Centro Interpretativo na rota do Mimar

Avatar

Publicado

em

Publicidade

De 8 a 18 de abril, cerca de 750 alunos do 1.º ciclo do concelho de Santo Tirso vão ocupar as férias com atividades lúdicas, que incluem uma visita ao Mercado Nazareno e ao Centro Interpretativo do Monte Padrão. Além disso, haverá à disposição outras experiências culturais, como escultura e pintura, e desportivas, com patinagem, dança e upcycling.

A edição de Páscoa do programa Mimar, para os alunos do 1.º ciclo, arranca já no próximo dia 8 de abril, com um programa recheado que inclui visitas ao Mercado Nazareno e ao Centro Interpretativo do Monte Padrão. Para além disso, o Município tem também preparadas atividades para jovens de outras idades que se estendem ao desporto, ao cinema, ou ao teatro.

“Queremos dar um maior apoio às famílias na altura das interrupções letivas, através de experiências enriquecedoras para as crianças”, explica o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

Os alunos do 1.º ciclo, dos seis aos 10 anos, têm assim disponíveis “um conjunto de atividades lúdicas, pedagógicas e criativas que contribuem para o desenvolvimento integral da criança e promovem hábitos de vida saudáveis”, acrescentou o autarca, que também evidenciou a “componente social” deste programa, que, além da inscrição gratuita, garante ainda o almoço aos alunos mais carenciados.

Ao longo do Mimar, as crianças vão construir lembranças para os padrinhos, balões de gesso e instrumentos musicais, assim como criar esculturas humanas, pintar, testar os conhecimentos acerca dos contos infantis, dançar, patinar, experimentar capoeira e upcycling e assistir a um showcooking. Há ainda uma caça ao ovo.

No Centro Interpretativo do Monte Padrão, o “Dia da História Viva” é um dos momentos das comemorações do 11.º aniversário daquele equipamento pensado para os mais novos “sentirem a magia de viajar no tempo”. Jogos romanos, acampamento militar, grupo de música e teatro “A Imperatriz” são alguns dos momentos que, a 16 e 17 de abril, serão especialmente preparados para os visitantes dos três aos 12 anos.

Para além de incluir o Programa Mimar, iniciativa é aberta a toda a comunidade, com entrada gratuita. A inscrição pode ser feita através do email museus@cm-stirso.pt ou to telefone 252830410.

Com cerca de 750 alunos inscritos, 28 escolas do 1º ciclo da rede pública envolvidas e 54 animadores, o programa estende-se até dia 18 de abril e decorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 17.30 horas.

Atividades para toda a comunidade
Paralelamente ao Mimar, a Câmara tem a decorrer outras atividades direcionadas aos mais novos que se estendem ao desporto, ao cinema, ao teatro e incluem, também, uma exposição.

Para assinalar as comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil e do Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Municipal de Santo Tirso recebe, até 30 de abril, a exposição “Desconcertinas”, uma coleção de histórias rápidas da autoria de André Letria, que se debruçam sobre temas como o destino, a partida, o incómodo, o outono, o impulso e o degelo, e têm edição do Pato lógico.

Anúncio

Para os adeptos do desporto, a Câmara Municipal promove as Manhãs Desportivas, direcionadas aos jovens dos 10 aos 16 anos, residentes no concelho. A iniciativa inclui modalidades como futebol, basquetebol, voleibol, andebol, ténis, badminton, ténis de mesa e natação, que preencherão as manhãs no Complexo Desportivo Municipal de 8 a 18 de abril, entre as 9 e as 12.30 horas.

A 17 e 18 de abril, os alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, do secundário e profissional disputam o V Torneio Interescolas no Pavilhão Municipal. Futsal e Voleibol são as modalidades abrangidas pela iniciativa organizada pela Câmara de Santo Tirso, com o apoio das associações de estudantes e estruturas representativas dos alunos do concelho.

Os mais pequeninos, até aos três anos, acompanhados pelas famílias, podem também usufruir da programação e assistir a mais uma peça do Ciclo de Teatro para a Infância na Biblioteca Municipal. “Ninhos”, uma produção “Aqui há gato” sobe ao palco dia 13 de abril às 10.30 e às 11.30 horas. Uma peça com criação e interpretação de Sofia Vieira, que retrata o crescimento e descoberta de “novos amigos, novos cheiros, novos sons, novas imagens”.

No mesmo dia, o Centro Cultural Municipal de Vila das Aves transforma-se em sala de cinema com a Lenda do Dragão de David Lowery. Às 16 horas, começa a ser contada a história de Pete e do dragão Elliot, ligados por uma grande amizade e um sentido de proteção mútua.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...