Select Page

Mercado Nazareno antecipa espírito pascal

Mercado Nazareno antecipa espírito pascal

Com um forte carácter religioso e cultural, o Mercado Nazareno oferece aos visitantes uma viagem aos últimos dias de Cristo. Mais de 100 atores e figurantes, e mais de 20 animações cénicas, entre recriações bíblicas e espetáculo romano, vão transformar o Parque D.Maria II numa verdadeira aldeia histórica.

De 23 a 25 de março, Santo Tirso volta a celebrar a Páscoa com o Mercado Nazareno, através da recriação histórica dos últimos instantes da vida de Cristo. Para além das recriações bíblicas, os visitantes poderão ainda acompanhar a elaboração de vários ofícios antigos, como a moagem do trigo, a talha ou a curtimenta da pele, assim como ver algumas vivências da época, recriadas pontualmente.
Neste mercado, haverá ainda lugar para a representação de alguns locais simbólicos como o “Calvário”, onde decorre uma das representações mais dramáticas da vida de Jesus, a “Crucificação”. É um dos pontos altos da programação e tem lugar pelas 22h30 de sábado. Destaque ainda na sexta-feira, pelas 21h30, para “A Última Ceia” e no domingo, pelas 18h00 para “A Ressurreição de Jesus”.
“O Mercado Nazareno é já um ponto alto da programação do Município atraindo, de ano para ano, cada vez mais visitantes nomeadamente da Galiza. Temos feito um esforço para, a cada edição, conseguirmos surpreender e apresentar novidades. Este ano temos uma alteração de monta, a localização no Parque D.Maria II. Estou certo que por toda a sua envolvência, com vista para o Mosteiro de S.Bento vai dar uma magia especial a este Mercado Nazareno” explica Joaquim Couto, presidente da Câmara de Santo Tirso.
O Mercado Nazareno junta ainda dezenas de artesãos e uma zona de gastronomia onde é possível experimentar várias iguarias tradicionais.
“Estão todos convidados a descobrir Santo Tirso nesta quadra pascal acompanhando as dramatizações históricas, e conhecendo o muito que o nosso concelho tem para oferecer tanto a nível de paisagens quanto de gastronomia”, acrescenta o autarca.
Durante os três dias em que decorre a iniciativa será ainda possível assistir a espetáculos de aves de rapina, com demonstrações da beleza e habilidade destas aves, realizar passeios de dromedário e assistir a lutas de gladiadores.
O programa completo pode ser consultado em www.cm-stirso.pt. A entrada é gratuita.

Videos

Loading...

Siga-nos

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização