quant
Fique ligado

Santo Tirso

Mercado de Santo Tirso vai ser remodelado (c/video)

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A arquiteta Laura Alvarez foi a vencedora do Europan 13 com o projeto de regeneração do Mercado Municipal de Santo Tirso. A apresentação decorreu na manhã desta terça-feira no edifício do velho mercado, que a autarquia quer ver remodelado a curto prazo.

 

As últimas obras de remodelação foram inauguradas em 1995 pelo próprio Joaquim Couto, como presidente da autarquia que, vinte anos depois, volta a colocar mãos à obra para dar nova vida ao mercado municipal tirsense.

O autarca reconhece que a arquiteta Laura Alvarez e os restantes envolvidos no projeto “apreenderam bem o espírito da cidade e aquilo que pretendemos, pelo menos como guião, para a reformulação mercado da cidade”.

Transformar mercado num espaço onde coexistam “um misto de cultura, de mercado tradicional, de espaço público, de nova praça e nova centralidade para a cidade” são objetivos deste projeto que a autarquia quer ver a sair do papel daqui a um ano.
Mercado Santo Tirso

O valor previsto de orçamento está calculado “nesta altura em cerca de “2,5 milhões de euros mas o valor só poderá estar definido quando o projeto estiver concluído” avança Joaquim Couto.

O autarca garante que incluiu esta área do mercado e da feira tirsenses na ARU – Área de Regeneração Urbana de Santo Tirso e no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) que entregou em setembro de 2015 à CCDR-N – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional do Norte.

Quanto ao financiamento desta intervenção o leque de escolha da Câmara de Santo Tirso é alargado. Joaquim Couta esclarece que “esta obra poderá ser financiada tendo em conta três possibilidades: com fundos próprios da autarquia, com financiamento bancário ou fundos comunitários quer sejam da CCDRN ou outros programas de financiamento”.

Já a arquiteta espanhola Laura Alvarez explicou a génese do projeto e a forma como interpretou a cidade de Santo Tirso e a forma como o mercado pode ajudar a dar resposta necessidade de regeneração da cidade e transforma-la num museu publico, dando um cariz mais urbano ao próprio mercado que já não é utilizado comi antigamente”. A arquiteta garante que não defende que o mercado seja transformado “em centro comercial” mas que lhe seja dado uso adequado.

Laura Alvarez defende que a par da reformulação do mercado seja “feita a reorganização do espaço da feira, criando espaços verdes de forma a que o espaço possa ser usado toda a semana e não apenas em dia de feira.” No entanto garante que esta é

Em Portugal apenas três municípios, o de Santo Tirso, Odemira e Barreiro foram escolhidos para receber financiamento do programa Europan 13.

Anúncio

Mercado de Santo Tirso vai ser remodelado

Mercado de Santo Tirso vai ser remodeladoProjeto vencedor no Europan apresentado

Publicado por Jornal do Ave em Quarta-feira, 3 de Fevereiro de 2016

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...