Auto Soluções

Mau tempo – alerta vermelho para a região

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga e Aveiro entram em alerta vermelho às 00:00 de domingo devido ao agravamento do mau tempo, anunciou hoje o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

“Entre hoje e amanhã haverá um agravamento da situação”, anunciou o comandante nacional da ANPC, André Fernandes, explicando que às 14:00 de hoje estarão em alerta laranja cinco distritos: Porto, Viana do Castelo, Braga, Aveiro e Viana do Castelo.

“Há um potencial de cheias face à forte precipitação que se vai sentir entre hoje e amanhã [domingo]”, anunciou hoje o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC).

Segundo André Fernandes, as bacias hidrográficas onde existem “maiores probabilidades de haver inundações em meio urbano assim como cheias” são as dos “rios Minho, Lima, Cávado, Ave, Douro, Vouga, Mondego e Tejo”.

Com o agravamento das condições meteorológicas previstas para as próximas horas, a ANPC decidiu que as 00:00 passariam a alerta vermelho [o mais grave da escala] os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga e Aveiro.

“Reduzir ao máximo as deslocações, ficar e casa e não conduzir nestas áreas afetadas porque é provável que haja inundações nas rodovias” são as recomendações feitas hoje pela proteção civil.

Para quem tem de regressar a casa, o comandante André Fernandes pede que “planeiem bem as viagens, no dia 1, verificando se há inundação das rodovias”, devendo por isso estar “atento às mensagens das autoridades”.

Outra das recomendações é para que as pessoas não se dirijam às praias na manhã de dia 1 de janeiro de 2023 para primeiro banho do ano, até porque as previsões são também de maior agitação marítima na costa.

Leia também...